O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon/AC) começou, nesta quinta-feira, 1º, a utilizar o novo Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor (ProConsumidor), nos guichês da Central de Serviços Públicos (OCA), em Rio Branco.
O mecanismo substitui o antigo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Com o ProConsumidor, os servidores do Procon/AC podem efetuar consultas, registrar denúncias e reclamações em um sistema mais aprimorado, o que facilitará para as resoluções dos conflitos consumeristas.
“Deste modo, teremos o acesso aos dados completos dos fornecedores, as reclamações, estatísticas de atendimento, entre outras ferramentas integradas, que servirão como base para realizarmos um atendimento a contento das demandas dos consumidores”, destaca a a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.
O ProConsumidor é gerido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão que assume a estrutura do sistema, a segurança e a proteção dos dados. Outro benefício dessa nova plataforma é a centralização do cadastro do fornecedor.
“A Senacon disponibiliza um formulário de adesão para as empresas, habilita esses fornecedores, que por meio de uma única senha, poderão visualizar e responder às demandas de seus consumidores, situados em qualquer região do país. Os Procons também permanecem com a possibilidade de incluir novas empresas no sistema”, informa Alana Albuquerque.
Como todo mudança pode gerar algum contratempo, a gestora endossa que os funcionários da autarquia passaram por uma série de capacitações oferecidas pela Senacon, durante a terceira semana de junho.
“Iniciamos a implantação do ProConsumidor pela central de atendimento em Rio Branco, depois teremos uma segunda etapa, que será o lançamento do sistema no Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul, e, posteriormente, a terceira etapa no Procon municipal de Sena Madureira”, disse.
Atendimentos remotos
O consumidor que tiver a necessidade de receber algum esclarecimento, fazer reclamação ou denúncia pode utilizar os seguintes canais de comunicação do Procon/AC, que é o número telefônico (68) 3223-7000, que também é utilizado para o envio de mensagens por meio do WhatsApp, ou 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Já os residentes no Vale do Juruá poderão receber orientações e efetivar reclamações ou denúncias por meio do Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul, enviando um e-mail para o endereço eletrônico: procon.cruzeirodosul@ac.gov.br , ou ligando para o número fixo e WhatsApp; 3322-1330, das 7h30 às 13h30.
Além disso, o consumidor poderá registrar uma reclamação, acessando o endereço eletrônico: www.consumidor.gov.br ou baixando no Play Story, o aplicativo do site que está disponível para celulares smartphones e IOS. Essa plataforma tem um índice de resolutividade de 80% dos casos, em até 10 dias.