Capacitação para uso da Plataforma MAP-Fire é realizada na programação do Mês do Meio Ambiente

A capacitação para uso da Plataforma MAP-Fire foi realizada nesta quarta-feira, 30, dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A transmissão online foi no canal da Sema do YouTube e pode ser acessada a qualquer momento. Os participantes, previamente escritos, receberam certificado.

A abertura do evento foi realizada pela diretora executiva da Sema, Vera Reis Brown, que, após as boas-vindas, fez a apresentação dos pesquisadores responsáveis pela etapa de pesquisa e manipulação da plataforma: Liana Anderson, pós-doutora e pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e João dos Reis, geógrafo e doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Capacitação para uso da Plataforma MAP-Fire contou com a contribuição dos pesquisadores Liana Anderson e João dos Reis. Foto: reprodução

“A plataforma MAP-Fire foi pensada para apoiar a gestão de risco de impactos associados a incêndios florestais, adaptada para Região MAP, área trinacional que engloba a Região Madre de Dios/Peru, o Estado do Acre/Brasil e o Departamento de Pando/Bolívia, a partir de uma série de dados obtidos por meio de pesquisas cientificas voltadas para a temática”, explicou Liana Anderson.

Após a etapa de pesquisa, os dados foram disponibilizados numa plataforma com objetivo de oferecer informações para minimizar os riscos de queimadas e incêndios severos, eventos climáticos extremos e ainda permitir o acesso a informações, em tempo real, sobre indicadores de queimadas, desmatamento, precipitação acumulada, precipitação observada, entre outros recursos.

O pesquisador João dos Reis, responsável pela capacitação, realizou uma introdução sobre o desmatamento e a repercussão negativa nos meios de comunicação, quase sempre agravados no período de seca. Em seguida, apresentou as ferramentas disponíveis na plataforma e como fazer melhor uso das informações de serviço de alertas e eventos críticos, e dos dados de desmatamento e degradação ambiental.

O pesquisador João dos Reis apresentou as ferramentas disponíveis na plataforma MAP-Fire. Foto: reprodução

Com a explicação didática, os participantes aprenderam como utilizar a interface do módulo de monitoramento, bem como recursos de navegação pelas barras de ferramentas para melhor acesso à base de dados disponíveis e suas análises.

Ao longo da capacitação, João dos Reis detalhou os cinco eixos projetados no desenvolvimento da plataforma MAP-Fire. O primeiro deles refere-se à etapa de pesquisa que reuniu dados científicos que servem de base para o conhecimento do risco. O segundo diz respeito ao uso de informações voltadas para o monitoramento, a observação, a coleta de dados, a organização e a análise, que permitem produzir as informações disponibilizadas na plataforma.

Participantes conheceram os cinco eixos projetados no desenvolvimento da plataforma MAP-Fire. Foto: reprodução

O terceiro eixo foi o da educação e comunicação, que cumpre o importante papel de informar gestores, técnicos e a sociedade sobre os índices de queimadas e incêndios florestais. O quarto eixo está relacionado à capacidade de prevenção por meio do uso das informações disponíveis na plataforma, que auxiliam a reduzir os riscos e subsidiar os gestores na tomada de decisões, que por sua vez, converge com o quinto eixo, que é a capacidade de resposta e reação nas ações para minimizar os impactos diretos e indiretos voltados para reduzir os focos de calor na Amazônia.

Saiba mais:

E esse é o link pra acessar a plataforma: https://terrama.cemaden.gov.br/griif/mapfire/monitor/

Para informações mais detalhadas acesse os vídeos sobre a plataforma MAP-Fire:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter