Procon alerta aos cuidados na realização de compras online

A semana do consumidor, comemorada desde domingo, 14, aquece o comércio em geral, principalmente os e-commerce, como são conhecidos os sites de compras online, que utilizam o momento para fornecer produtos com descontos aos consumidores.

Devido a isso, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/Acre) alerta aos cuidados que se deve ter ao executar as compras em lojas online. Verificar se o site é seguro, desconfiar de preços muito abaixo do oferecido normalmente e links de malas diretas são os principais pontos que se deve ter atenção na hora de efetuar a compra dos produtos.

Outras questões são o prazo de entrega e o recebimento errado do produto. Nestas circunstâncias, o consumidor deve procurar o fornecedor, e caso não seja resolvido, pode procurar o atendimento do Procon pelo telefone 151 ou na Central de Serviços Públicos (OCA).

“Geralmente os sites possuem um canal direto para realizar reclamações. Caso o problema não seja resolvido com eles, o consumidor pode entrar em contato pelo canal do Procon para que possamos resolver a questão”, explica o coordenador da Divisão de Educação para o Consumo, Estudo e Pesquisas, Leandro Brasil.

Canal de reclamação

Caso o consumidor queira procurar o órgão para realizar a reclamação, pode se dirigir à OCA portando duas cópias da nota fiscal, RG, CPF e comprovante de residência. O Procon fará o contato telefônico ao fornecedor na presença do consumidor, caso não seja resolvido, será encaminhada uma Carta de Informações Preliminar e, por último, uma audiência será marcada.

Segundo o diretor do Procon, Diego Rodrigues, os menores índices de reclamações de compras é o online, mas que caso o consumidor tenha algum problema, que formalize a denúncia ao órgão.

“Como os sites possuem atendimentos de reclamações, os consumidores conseguem resolver os casos diretamente com eles. Os que chegam ao Procon são resolvidos muitas vezes no primeiro momento, por meio do atendimento telefônico, e para que possamos atuar, o comprador precisa formalizar a denúncia”, ressalta Rodrigues.

 

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