Central de Apoio às Relações de Consumo será implantada na Expoacre

Pela primeira vez, o Parque de Exposições terá um espaço voltado para atender o consumidor e fornecedor, no período da Expoacre, de 26 de julho a 3 de agosto.

A Central de Apoio às Relações de Consumo foi criada durante a reunião do Ministério Público com a diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor,Procon, e comissão organizadora do evento, que ocorreu nesta quarta-feira, 18, no auditório do MPAC. A finalidade é orientar os consumidores e fornecedores sobre seus direitos. Os órgãos atuantes na central serão Ministério Público, Procon e Vigilância Sanitária.

Reunião para definir as ações da Central de Apoio às Relações de Consumo na Expoacre 2014 ( Foto: Marisa Roberta)
Reunião para definir as ações da Central de Apoio às Relações de Consumo na Expoacre 2014 (Foto:Roberta Marisa)

O otimismo dos organizadores dos shows com a venda de passaportes aumentam as expectativas de público para este ano. E para que todo o processo seja efetivado com cautela, a promotora de justiça de defesa do consumidor, Alessandra Marques, orientou os empresários a terem maior cuidado no sistema de venda do ingresso normal ou pela metade do preço (estudantes e professores), fixando a informação criteriosa em todos os pontos de venda e divulgação, antecipadamente e principalmente nos dias de show.

De acordo com a promotora, uma boa comunicação minimiza ações e processos futuros. Por isso, é importante informar os preços de todas as áreas (pista, área vip, camarote), serviços oferecidos e área de acesso permitido para circulação do cliente. O consumidor precisa ter conhecimento sobre seus direitos, benefícios e restrições, principalmente nas formas de pagamento do ingresso em cartão de crédito, formas de parcelamento, débito ou pagamento à vista.

Para estudantes com direito à meia-entrada, é imprescindível a apresentação da carteira estudantil, ou carteira de passe escolar, com documento com foto. Professores que exibirem, no ato da compra do ingresso, a carteirinha do sindicato ou contracheque com documento com foto, também terão direito à meia-entrada.

Durante a Feira, problemas que envolvem consumidor e fornecedor, poderão ser direcionados à Central de Apoio às Relações de Consumo, para que as situações possam ser conciliadas com proteção, orientação jurídica e promoção dos direitos humanos.

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