Vacinação contra Influenza A está dividida em cinco etapas

Público alvo deve estar atento às datas. Confira o calendário

vacinacao_gripe_a_foto_angela_peres_02.jpg

Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, falou sobre a campanha (Foto: Angela Peres/Secom)

vacinacao_gripe_a_foto_angela_peres_06.jpg

Campanha de vacinação será dividida em etapas, de acordo com o público-alvo (Foto: Angela Peres/Secom)

Começa na próxima segunda-feira, 8, a campanha nacional contra a influenza A (H1N1). A mobilização será realizada em cinco etapas de acordo com a faixa etária do público alvo. Nesta sexta-feira, representantes da Secretaria de Saúde reuniram a imprensa para detalhar as datas e as estratégias que serão utilizadas durante a mobilização.

No Acre a campanha é coordenada pelo Governo do Estado, através da Gerência Estadual de Imunizações. A meta é vacinar 80% das mais de 352 mil pessoas da população que se encaixa nas especificidades da campanha. Para a primeira etapa já foram disponibilizadas 27 mil doses. Todas as unidades de saúde dos municípios acreanos que têm sala de vacinas receberam as doses. Neste primeiro período que vai desde o dia 8 até 19 de março devem ser imunizados os profissionais que atuam na saúde e os indígenas que vivem nas aldeias.

A vacina é contra-indicada para quem tem alergia ao ovo de galinha. A segunda etapa acontece de 22 de março a 2 de abril e é destinada à vacinação de gestantes (em qualquer idade gestacional), portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos.

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, ressaltou que os pais devem ficar atentos já que no caso específico de crianças entre seis meses e menos de dois anos, a vacina contra a influenza A, deve ser administrada em duas doses. A primeira de 22 de março a 2 de abril, e a segunda dose de 26 de abril a 7 de maio. “As unidades de saúde estarão recebendo as doses da vacina conforme as etapas forem sendo desenvolvidas. Também estamos disponibilizando equipes volantes que irão realizar a vacinação na zona rural”, destacou o secretário.

A terceira etapa da campanha tem como público alvo a população entre 20 e 29 anos, que devem procurar as unidades de saúde entre os dias 5 e 23 de abril. De 24 de abril a 7 de maio, durante a quarta etapa serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas, e novamente para a segunda dose as crianças de seis meses a menos de dois anos.
Na última etapa, deve ser imunizada a população de 30 a 39 anos, entre os dias 10 e 21 de maio. Todas as pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e com documentos de identificação.

 

A Influenza no Acre

No ano passado foram notificados mais de 360 casos suspeitos de influenza A, com confirmação de 174 casos, destes, três pacientes morreram. Em 2010 já foram notificados 16 casos, e os exames confirmaram 3 casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia de vacinação é necessária na situação epidemiológica no Brasil, na vigência da segunda onda de pandemia no hemisfério norte, em razão da gravidade da doença e do risco de adoecer e morrer. Os países membros da Organização Pan-americana de Saúde acordaram a realização da vacinação, não necessariamente para conter a epidemia, mas com o objetivo de preparação para enfrentar a segunda onda da doença.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter