Território Sirius Teatro encerra as atividades do FTB neste fim de semana

"Seu Bomfim", é um espetáculos deste fim de semana (Foto: Divulgação)
“Seu Bomfim”, é um espetáculos deste fim de semana (Foto: Divulgação)

No Acre, a temporada de espetáculos gratuitos da 16ª edição do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) se encerra neste fim de semana, com o grupo Território Sirius Teatro. Os baianos apresentam “Seu Bomfim” no sábado, 3, na Usina de Arte, e “Sebastião” no dia seguinte, 4, no Cine Recreio – ambas às 20 horas.

Em “Seu Bomfim”, um velho e errante contador de histórias narra um episódio sobre um ribeirinho que deixa a família para se colocar numa canoa, no meio do rio. A partir do caso, Seu Bomfim, descreve acontecimentos do passado, expõe pensamentos sobre várias questões e revela de forma concreta que desenvolveu uma realidade paralela.

Apoiado nas estórias, no humor, questionamento e nas ações, o personagem coloca em evidência  o drama humano em que vive, enraizado numa cultura sertaneja. Já o nordestino “Sebastião” se vê envolvido em uma trama de perseguição depois de participar do saque de uma aeronave que caiu em São Sebastião do Passé, distante 61 km de Salvador (BA), com R$ 5,6 milhões.

Devoto do Padre Cícero, viciado em jogos e endividado, o homem acredita ter recebido um tesouro “dos céus”. A montagem constitui-se de uma teatralização de dados e fatos verídicos de um acontecimento que, ao invés da felicidade, trouxe desespero e terror para uma comunidade. A obra aborda a natureza humana estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos e a ética.

A ação conta com o apoio cultural do governo do Acre – secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Aldeia de Comunicação (Fundac) e Elias Mansour (FEM) –, com patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, e da Petrobrás. O FTB recebe, ainda, o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac).