Servidor adota a bicicleta: transporte saudável, econômico e não poluente

“Todos os dias, eu penso: Sou um carro a menos no trânsito”, afirma o ciclista Valden Rocha  (Foto: Angela Peres/Secom)
Valden Rocha: “Um carro a menos no trânsito” (Foto: Angela Peres/Secom)

“Hoje em dia não se justifica as pessoas irem à esquina de casa, comprar pão, por exemplo, de carro. Quando uso a minha bike, sempre penso: um carro a menos”, diz o biólogo Valden Rocha, um grande incentivador do uso da bicicleta como meio de transporte.

Servidor público, todas as manhãs ele sai do bairro Morada do Sol e pedala 4,8 quilômetros em direção ao local de trabalho, a Prefeitura de Rio Branco, no centro da cidade. A bicicleta está na vida de Valden como principal meio de locomoção, há mais de seis anos.

E não apenas isso. A relação com o veículo ultrapassou a questão do lazer e da utilização dele como meio de transporte principal quando o biólogo se tornou presidente da Associação de Ciclismo do Acre (Acac). “Eu gosto de bicicleta, gosto da relação que ela tem com a transformação da cidade, dos espaços públicos e de como elas aumentam a relação”, conta.

Ainda como parte das comemorações ao Mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Acac, promoveu uma cicleata que terminou no Parque do Tucumã, em Rio Branco, com o plantio de mudas de Ipê Branco ao longo da ciclovia.

Transporte ambiental sustentável

andar_bike_noticias_acre_typassosA bicicleta é um meio de transporte rápido, prático, democrático, econômico, saudável e não poluente. Já está entre os principais aliados do cidadão europeu, em cujo continente o uso da bicicleta como meio de transporte é quase exclusivo na hora de se locomover. No Brasil, as cidades começam a ampliar a rede cicloviária devido ao aumento no número de ciclistas.

Por outro lado, o automóvel é fator contribuinte na degradação do meio ambiente, pois a cada quilômetro rodado um carro libera cerca de 150 gramas de dióxido carbono (CO²), um dos gases poluentes da atmosfera.