Tião Viana faz chamamento para outros estados integrarem GCF

 

O governador Tião Viana realizou a abertura do evento (Foto: Andréa Zílio/Secom)
O governador Tião Viana realizou a abertura do evento (Foto: Andréa Zílio/Secom)

O governador Tião Viana realizou a abertura do encontro anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) 2015, nesta quarta, 17, em Barcelona, na Espanha. Ao apresentar a Declaração de Rio Branco e a ação ambiental MOU Ender 2, Tião Viana fez o chamamento de mais estados e países para aderirem ao compromisso proposto. Logo em seguida, o convite foi reforçado pelo governo da Califórnia, ambos membros fundadores de tal movimento.

Tião Viana foi o responsável em falar do documento aprovado durante a reunião anual ocorrida em 2014 no Acre, que reforça o compromisso de conservação de florestas e práticas sustentáveis nas políticas públicas do Estado. Tião ressaltou que a política do GCF é encontrar uma alternativa que não seja proibir, mas atuar com inteligência para desenvolver uma nova economia que respeite as formas de vida e os limites do planeta.

O governador do Acre reforçou a importância de os 29 estados subnacionais estarem juntos nessa empreitada. E citou algumas práticas, como a do governo alemão, por meio do KfW Bankengruppe, que fez parceria com o estado para implementar o Programa chamado REDD for Early Movers. O processo tornou o Acre a primeira unidade da federação a realizar transações financeiras relacionadas à Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal, ou REDD+.

Declaração de Rio Branco

A Declaração de Rio Branco formaliza o compromisso dos estados que integram o GCF a reduzir o desmatamento e desenvolver parcerias com iniciativas do setor privado.  Essas parcerias devem alavancar oportunidades de forma rápida e efetiva, de fundos baseados em desempenho para programas jurisdicionais voltados ao desenvolvimento econômico de base florestal. Onde também se inclui o apoio aos produtores, silvicultores, agricultores, pecuaristas, povos indígenas, comunidades tradicionais que trabalham em bases sustentáveis.

MOU Under 2

Os países do GCF representam 25% das florestas tropicais do mundo, e segundo Tião Viana, além da Declaração de Rio Branco, um passo ousado que firma o compromisso dos membros da Força-Tarefa, o MOU Under 2 é um plano que detalha esses compromissos. O documento iniciou a partir de uma parceria entre Califórnia e Baden Wurttember, no intuito de reunir arrojados estados e regiões com a intenção de assumir uma série de importantes compromissos relacionados à redução de emissões de gases do efeito estuda e ajudar a mobilizar ações na COP 21, do qual o Acre é signatário e membro fundador.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest