Audiência pública debate diretrizes do Plano Estadual de Educação

Sociedade civil e instituições públicas participaram do encontro ( Foto: Astorige Carneiro)
Sociedade civil e instituições públicas participaram do encontro (Foto: Astorige Carneiro)

Iniciando a segunda fase de discussões sobre o Plano Estadual de Educação (PEE), foi realizada na última terça-feira, 16, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Acre (OAB/AC), audiência pública com participação da sociedade civil e representantes de instituições estaduais e municipais.

A votação do PEE será feita até o dia 24 deste mês, pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), cumprindo o prazo nacional para estabelecer as diretrizes da educação pública brasileira nos próximos 10 anos. “É importante que todos os participantes queiram o desenvolvimento da educação, garantindo um Acre mais preparado para os futuros desafios”, explicou o deputado estadual e relator da matéria, Daniel Zen.

Entre os principais pontos do plano, está a implantação da educação integral, universalização do ensino rural para alunos dos 4 aos 17 anos e o desenvolvimento da nova matriz curricular do ensino médio.

Evaldo Viana, diretor de gestão da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), afirma que a consolidação das metas estratégicas exige o debate e a participação da população. “Trata-se de um importante passo para o avanço educacional acreano e nacional”.

Durante o evento, os participantes foram separados em grupos temáticos, que debateram os pontos considerados importantes para o desenvolvimento do plano nos diferentes segmentos de ensino.

Membro da Associação dos Deficientes Visuais do Acre (Adevi) há sete anos, Francisco Heliton do Nascimento acredita na participação social em todos os processos democráticos. “Muito já foi conquistado pela educação especial com o apoio das instituições públicas, e o PEE, com certeza, complementará as ações educacionais do Acre”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter