Polícia Militar inicia curso de habilitação de oficiais

 

Policiais da capital e do interior do estado participam do curso (Foto: Saimon Coelho)
Policiais da capital e do interior do Estado participam do curso (Foto: Saimon Coelho)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da coordenação da Divisão de Ensino e Instrução (DEI) da Polícia Militar (PM), iniciou no fim da tarde da última terça-feira, 17, mais um Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos. A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).

Esse treinamento é pré-requisito para os militares graduados como subtenentes ingressarem no oficialato e atingirem o posto de segunto-tenente. Promover a qualificação e o aperfeiçoamento dos seus profissionais é um objetivo da PM juntamente com a Sesp, que vem procurando realizar os nivelamentos aos militares dentro da necessidade da instituição e fortalecendo o sistema de segurança pública.

A turma terá 22 alunos da capital e do interior do Estado. O curso será realizado nas dependências do Cieps, com divisão em cinco módulos, somando 1.110 horas, disponibilizadas aos militares ao longo de seis meses e divididas em várias disciplinas, entre teóricas e práticas, além de estágio supervisionado durante as atividades.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Júlio César, é uma grande responsabilidade ser oficial PM, pois a promoção profissional e cada passo dado na carreira militar aumentam bastante a responsabilidade.

“Daqui para frente, esses policiais serão mais cobrados quando oficiais. Nossa instituição está oferecendo um aperfeiçoamento que, somado à experiência de cada um, ajudará quando for o momento de comandar uma missão”, disse.

O aluno subtenente Francisco Alderlei Sampaio, de Cruzeiro do Sul, falou da expectativa desse momento vivido na carreira. “São 23 anos de serviço. Lembro quando era soldado e esperava logo realizar meus passos como profissional. Esperamos ser uma turma que corresponda às expectativas da corporação e da sociedade, que possamos concluir com êxito o curso e sermos empregados para servir os cidadãos”, disse o militar.