Representantes das embaixadas dos EUA e República Dominicana visitam o Acre

Situação dos imigrantes no Acre desperta interesse dos EUA e República Dominicana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Situação dos imigrantes no Acre desperta interesse dos EUA e República Dominicana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Representantes das embaixadas dos Estados Unidos e da República Dominicana se reuniram na tarde desta segunda-feira, 18, com o titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) do Acre, Nilson Mourão. Na pauta, a necessidade de obter mais informações sobre a imigração que tem o Acre como porta de entrada.

Desde quando se iniciou o fluxo migratório, sobretudo de haitianos, em 2010, cerca de 36 mil imigrantes já passaram pelo Acre. Mourão acredita que o interesse das embaixadas foi despertado pelo fato de o governo do Estado ter anunciado a transferência da responsabilidade no acolhimento de imigrantes para o governo federal.

Esta é a segunda visita de representantes de embaixadas dos imigrantes que estão no Acre. A primeira delas foi com o representante do Haiti, Jackson Aimé, que tratou sobre a imigração ilegal envolvendo haitianos. Nesse período, 32 mil haitianos ilegais já haviam passado por terras acreanas. Apenas representantes da Embaixada do Senegal não visitaram o estado.

“Hoje temos aproximadamente 415 imigrantes no abrigo. Dois ônibus estão saindo diariamente do Acre. Com isso, a população do abrigo foi reduzindo gradativamente. Se continuarmos neste ritmo, nos próximos 15 dias chegaremos à quantidade ideal que é de 150 a 200 imigrantes no abrigo”, revela Nilson Mourão.

Durante a reunião, ficou acertado que os representantes dos dois países visitarão o abrigo na manhã desta terça-feira, 19.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter