Quadrilhas juninas encantam público e consagram campeãs no Arraial Cultural do Acre

A quarta noite do Arraial Cultural, nesta sexta-feira, 30, transpirou talento e cultura com a realização das últimas apresentações e o resultado final do concurso estadual de quadrilhas juninas. A Fundação Elias Mansour (FEM), estima que em média 6 mil pessoas passaram pela Gameleira, em Rio Branco.

Estima-se que ao longo da quarta noite de celebração, o Arraial Cultural recebeu por volta de seis mil pessoas. Foto: José Caminha/Secom.

No palco Arena dos Folguedos, as últimas quatro quadrilhas se apresentaram, iniciando com a Junina Explosão Pacatuba do município de Plácido de Castro, seguida pelas quadrilhas riobranquenses Matutos na Roça, Pega-Pega e Explode Coração.

A junina Pega-Pega, fundada em 1996, conta com mais de 150 pessoas envolvidas em sua produção. Foto: José Caminha/Secom.

Além disso, o palco Saudades do Seringal foi uma opção de entretenimento para a população acreana, contando com as apresentações do grupo Estrela do Norte, Edu Safadão e Raízes da Terra, intercalados por rodadas de bingo. As famílias acreanas também puderam apreciar o melhor da gastronomia regional na praça de alimentação.

A companhia Explode Coração dedicou um momento da sua apresentação para destacar a diversidade e a luta contra a homofobia e demais preconceitos. Foto: José Caminha/Secom.

Minoru Kinpara, presidente da Fundação Elias Mansour, prestigiou a noite de apresentações e apontou: “O governador Gladson Cameli prezou por um evento de excelência e assim o fizemos. Durante essas noites, estamos vivendo momentos de muita magia, arte e música, proporcionando momentos de qualidade para as famílias acreanas e oportunidade para os nossos artistas”.

Na companhia do titular da Secretaria de Agricultura (Seagri), Luis Tchê, o presidente da FEM, Minoru Kinpara prestigiou e parabenizou os vencedores. Foto: José Caminha/Secom.

A grande vitória

Após a apresentação de doze quadrilhas juninas ao longo das quatro primeiras noites do Arraial Cultural, foi chegada a hora da apuração de votos e do anúncio das grandes campeãs, em um clima e produção que lembram as grandes competições dos desfiles das escolas de samba.

A grande vitoriosa do 21º concurso estadual de quadrilhas juninas do Acre, foi a quadrilha Sassaricando na Roça, aflorou o romantismo na noite de quarta-feira, 29. com a temática: “A flor e o beija-flor: 20 anos de uma história de amor”.

Com vinte anos de existência, essa foi a primeira vitória estadual da quadrilha Sassaricando na Roça. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

Ellen Hanashara, coordenadora e rainha da companhia junina, conta a emoção de vencer o campeonato estadual pela primeira vez: “Estamos nos preparando de maneira incansável há seis meses e com muita garra e determinação, conseguimos essa tão esperada vitória”. 

“Até essa vitória, foram muitas adversidades enfrentadas com a união do grupo. Esse primeiro título estadual significa muito. Estou feliz, grata e emocionada”, comemora a coordenadora. Foto: José Caminha/Secom.

O grupo irá representar o estado acreano em Canaã dos Carajás, no Pará, no Concurso Nacional de Quadrilhas, atualmente a maior competição de quadrilhas do Brasil, nos próximos dias 8 e 9 de julho. 

O grupo de Rio Branco irá representar o Acre na etapa nacional do campeonato de quadrilhas juninas, em Canaã dos Carajás, no Pará. Foto: José Caminha/Secom.

A segunda colocação consagrou a quadrilha junina Matutos da Roça, seguida em terceiro pela companhia Pega-Pega, Malucos na Roça em quarto e por fim, Assanhados na Roça em quinto lugar.

Com um treinamento e preparo desde novembro de 2022, a junina Matutos da Roça conquistou o segundo lugar do campeonato estadual. Foto: José Caminha/Secom.

Comissão julgadora

Edy Bastos, jurado do campeonato estadual, conta que os critérios avaliados pelos jurados são: o casamento, o figurino, a harmonia e conjunto, a coreografia e a originalidade.

Os jurados do campeonato estadual de quadrilhas avaliam diversos critérios para consagrar as grandes vencedoras do ano. Foto: José Caminha/Secom.

Quanto à importância da promoção da cultura, Bastos ressalta: “O estado que não promove cultura e educação, não evolui. Por isso, parabenizo o governo do Acre por unir toda a comunidade em comunhão nessa linda festa. A cultura é para o mundo, para o ser humano”.

A companhia Explosão Pacatuba exaltou a cultura nordestina ao mesmo tempo que utilizou uma linguagem de cinema para contar a sua narrativa. Foto: José Caminha/Secom.

As comemorações iniciaram na última terça-feira, 27, na Gameleira, em Rio Branco, e continuam até o próximo domingo, 2, das 18 às 23h.

O Arraial Cultural também pode ser apreciado no conforto do seu lar, por meio da transmissão ao vivo no canal do YouTube do governo do Acre. Cliquei aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter