parcerias

Procon leva educação para o consumo a escolas e instituições do estado

Para difundir conhecimentos sobre educação para o consumo, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), por meio de parcerias, vem realizando palestras em escolas e instituições durante todo o ano.

Alunos recebem material educativo sobre o Direito do Consumidor. Foto: cedida

Com a coordenação da equipe da Divisão da Regional do Vale do Juruá, cerca de 270 alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio de Oliveira Dantas, em Mâncio Lima, participaram, na última semana, de uma palestra que apresentou os direitos básicos do consumidor, o consumo consciente e os impactos do consumo irresponsável. Também foi abordado o consumo virtual, ou seja, as compras realizadas pela internet e os cuidados que demanda essa modalidade de compra. A atividade, que se tornou um bate-papo descontraído e esclarecedor para os adolescentes, sanou as dúvidas, de acordo com a realidade do público jovem e de suas necessidades e direitos frente ao mercado consumidor.

Elissandra Braulio, do Procon em Cruzeiro do Sul, ministrou a palestra para os adolescentes, e afirmou que palestra teve como objetivo levar conhecimento para os discentes da referida instituição, acerca dos direitos e deveres do consumidores visando uma boa harmonia nas relações de consumo. “Dessa forma, os jovens vão estar mais atentos no que se refere aos seus direitos e deveres como consumidor”, disse.

Para o Gestor Escolar, Dienes do Nascimento Lima, a visita do Procon/AC  à escola é crucial para que os alunos conheçam seus direitos, enquanto consumidores, e exijam o respeito que as Leis asseguram. “A partir de agora, podemos dizer que os alunos da Antônio de Oliveira Dantas estão instruídos quanto ao assunto e podem procurar o Procon quando seus direitos forem violados”, afirma.

Tribunal Regional Eleitoral

Com o tema Consumismo e Consumo Consciente, o Procon também promoveu uma palestra para cerca de 50 servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), em Rio Branco. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar dúvidas e comentários e, ao final, houve a distribuição de material educativo e de exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Servidores do TRE participaram da palestra sobre Consumo Consciente. Foto: (Procon/Ascom)

Segundo o coordenador do Núcleo Socioambiental do TRE/AC, Cláudio Barbosa, o Procon/AC é reconhecido pela notável expertise na legislação consumerista. “Sabemos que é imprescindível o aperfeiçoamento de ações que estimulem o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, a redução do impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente, com a adequada gestão dos resíduos gerados, do uso apropriado dos recursos finitos, a promoção das contratações sustentáveis, a gestão sustentável de documentos e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. A atividade superou as expectativas e agradecemos a parceria do Procon”, relatou.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, ressalta que “é por meio da educação que se adquire o conhecimento, se constrói um caminho melhor e se alcança o aprimoramento das relações de consumo”.