Procon e Sebrae promovem workshop sobre Boas Práticas do Comerciante

Perante as dificuldades econômicas acentuadas pela pandemia da Covid-19, uma categoria de trabalho tem mostrado criatividade e inovação para manter suas portas abertas. Trata-se dos comerciantes.

Como uma forma de celebrar o dia desta classe trabalhadora, comemorado nesta sexta-feira, 16, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/AC) promoveram o workshop Boas Práticas do Comerciante.

Representantes das instituições ligadas ao Comércio e do Procon estiveram presentes no Workshop Foto: Rose Peres/Fecomércio

O evento foi realizado no auditório do Sebrae em Rio Branco e contou a participação dos gestores das instituições organizadoras, dos representantes da Federação do Comércio do Acre (Fecomércio) e Junta Comercial do Acre (JUCEAC), além de empresários e microempresários.

As capacitações foram feitas de forma presencial e remota, e expuseram sobre a Missão do Sebrae e o apoio às microempresas e, também, aos Deveres do Fornecedor dentro do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Nesta data, promovemos essas formações, junto com o Sebrae e as demais instituições que representam o setor comercial, a quais eu agradeço por essa união de levar conhecimento aos fornecedores e, consequentemente, levar uma melhor prestação de serviços aos consumidores”, destaca a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

O superintendente da Fecomércio, Deywerson Galvão, também falou que a relação entre consumidor e fornecedor é de suma importância para o desenvolvimento comercial e econômico do Acre. “Parcerias como estas, fortes e sólidas, nos ajudam a chegar em quem está atuando na ponta”, disse.

Deveres dos fornecedores perante ao Código de Defesa do Consumidor foi um dos temas debatidos Foto Cedida

Um dos destaques entre as capacitações foi a temática apresentada pela chefe de atendimento do Procon/AC, Elissandra Silva. Na oportunidade, ela orientou os empresários sobre seus deveres perante as relações consumeristas.

“Foi uma ótima oportunidade para falar diretamente com os fornecedores sobre medidas como exemplo; colocar preços em todos os produtos, entregar a nota fiscal, fornecer termo de garantia, não comercializar produtos deteriorados, coibir publicidades enganosas ou abusivas, entre outras regras contidas no CDC”, relata.

Canais do Procon

Os consumidores poderão receber orientações e efetivar reclamações ou denúncias por meio dos seguintes canais de comunicação do Procon/AC: o número telefônico (68) 3223-7000, que também é utilizado para o envio de mensagens por meio do WhatsApp, ou 151, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h, enviando um e-mail para procon.acre@ac.gov.br ou acessando o site: www.consumidor.gov.br

Já os residentes do Vale do Juruá podem acionar o Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul, enviando um e-mail para o endereço eletrônico: procon.cruzeirodosul@ac.gov.br, ou ligando para o número fixo e WhatsApp: 3322-1330, das 7h30 às 13h30.

Caso algum fornecedor tenha necessidade de receber esclarecimentos sobre as normas contidas no Código de Defesa do Consumidor, ou sanar dúvidas sobre as relações consumeristas, pode entrar em contato com o Procon/AC, enviando um e-mail para procon.atendimento@ac.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter