Gladson Cameli entrega caminhões e máquinas pesadas no Juruá

Uma grande festa marcou a entrega de caminhões e máquinas pesadas adquiridos pelo governo do Estado do Acre, em Cruzeiro do Sul, neste sábado, 17. Os novos veículos eram aguardados com bastante expectativa pela população do Vale do Juruá, sobretudo os mais de 89 mil moradores da zona rural.

Governo do Estado destinou 12 máquinas pesadas e caminhões para a regional do Vale do Juruá, neste sábado, 17 Foto: Pedro Devani/Secom

O governador Gladson Cameli era um dos mais entusiasmados. Estrategicamente, as máquinas foram posicionadas na movimentada região dos mercados municipais da cidade. No local, centenas de produtores puderam contemplar a nova frota do Estado, que vai reestruturar o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), na regional do Juruá.

Governador era um dos mais entusiasmados durante a solenidade realizada na região dos mercados municipais de Cruzeiro do Sul Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao todo, foram entregues 12 veículos pesados. São três motoniveladoras, três pás carregadeiras, três retroescavadeiras e três caminhões basculantes. Investimento total de R$ 5,9 milhões, oriundos de recursos próprios do governo estadual, emenda de bancada destinada por parlamentares federais da legislatura passada e Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazonia (Sudam).

A chegada das patrulhas mecanizadas consolida mais um importante avanço do governo acreano em apoio à produção agrícola. A administração de Gladson Cameli tem apostado alto no setor do agronegócio e feito grandes investimentos para que o homem do campo possa trabalhar com dignidade.

Aquisição de maquinário é mais uma prova do compromisso da gestão de Gladson Cameli com o setor produtivo Foto: Diego Gurgel/Secom

“Aqui está a prova do meu compromisso com a população da zona rural”, afirma governador

Em seu discurso, o governador fez questão de chamar os operadores das máquinas pesadas presentes à solenidade. Gladson agradeceu o esforço de cada um deles e solicitou que continuem fazendo o melhor em prol do desenvolvimento do Acre. “O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas e a chegada dessas máquinas será muito importante para recuperarmos os ramais e garantir o direito de ir e vir dos nossos produtores, para que eles possam garantir o sustento de suas famílias. Prometi que a nossa gestão iria priorizar o agronegócio e aqui está a prova do meu compromisso com a população da zona rural”, pontuou.

Cameli fez questão de agradecer o empenho dos operadores de máquinas do Deracre e pediu que eles continuem trabalhando pelo desenvolvimento do estado Foto: Diego Gurgel/Secom

A união das instituições em prol de mais benefícios para a população foi defendida pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. “Estamos unindo o melhor do governo do Estado com o melhor da prefeitura. Estas máquinas representam a realização de um sonho dos moradores da zona rural e a partir de agora, com esse reforço, esperamos acelerar os trabalhos de melhorias de ramais do nosso município”, disse.

De acordo com o presidente do Deracre, Petrônio Antunes, além da recuperação das estradas vicinais, as máquinas serão utilizadas no melhoramento de vias urbanas e das pistas dos aeródromos estaduais. “Esse maquinário já começa a ser utilizado na próxima segunda-feira e vem para reforçar a capacidade de atuação do Deracre. Neste momento, os ramais são nossa prioridade, mas esses equipamentos também estarão disponíveis para serem utilizados em outras necessidades dos municípios”, declarou.

Prefeito Zequinha Lima defendeu a união das instituições em prol de melhorias para a população Foto: Diego Gurgel/Secom

Prestigiando a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Junior, falou sobre o empenho do parlamento acreano em favor do do desenvolvimento do estado. “Os 24 deputados estão unidos na aprovação de medidas que resultem em melhorias para a nossa população e com o crescimento do Acre. Gostaria de parabenizar o governador por essa entrega de equipamentos e dizer que eles são muito bem-vindas aqui no Juruá”, frisou.

Além de movimentar a economia local, maquinário era bastante aguardado pelos produtores rurais

A população rural do Juruá é uma das maiores do Acre. A região tem forte vocação agrícola e se destaca pela produção de uma das melhores e mais conhecidas farinhas do Brasil. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, Francisco das Chagas, reconheceu o esforço do governo do Estado para garantir a trafegabilidade dos ramais.

Francisco das Chagas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, agradeceu ao governador Gladson Cameli pelo maquinário Foto: Diego Gurgel/Secom

“O governo está de parabéns por esse olhar diferenciado com os produtores rurais. O que mais queremos são ramais em boas condições para poder levar a nossa produção para a cidade e não perder nada. Vendo essas máquinas aqui, temos a certeza que o trabalho de qualidade será realizado e não seremos prejudicados”, argumentou.

Outra categoria beneficiada diretamente com a melhoria dos ramais é a dos caminhoneiros e pampeiros. Responsáveis por grande parte do escoamento da produção dos lugares mais distantes até a zona urbana, Cruzeiro do Sul conta com cerca de 140 profissionais atuando nesta área.

Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Pampeiros de Cruzeiro do Sul, Ademar Barbosa, falou que investimentos do governo acreano beneficiará cerca de 140 profissionais que atuam no transportes de agricultores e no escoamento da produção rural Foto: Diego Gurgel/Secom

“Esse maquinário vai melhorar os ramais e ajudar muito os caminhoneiros e pampeiros, que transportam os agricultores e a sua produção para a cidade. Com isso, ganha o produtor e também ganha a nossa categoria, que depende dos ramais em boas condições”, frisou Ademar Barbosa de Oliveira, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Pampeiros de Cruzeiro do Sul.

O evento contou ainda com a participação do prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim; do prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima; do representante da prefeitura de Porto Walter, Emerson Simeão; do secretário adjunto de Assuntos Governamentais, Ítalo Medeiros; do secretário do Desenvolvimento Urbano e Regional, Luiz Felipe Aragão; da coordenadora do Núcleo da Secretaria de Educação em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino; entre outras autoridades e o público em geral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter