Ir ao encontro de consumidores no instituto de prestar orientações sobre seus direitos e de que maneira podem garanti-los também é uma das ações desenvolvidas pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC). Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado no dia 15 de Março, a instituição desenvolve nesta semana diversas atividades itinerantes como palestras e fiscalizações educativas em Rio Branco.
Nesta quarta-feira, 14, os agentes técnicos do Procon/AC estiveram na área comercial do bairro Estação Experimental no desenvolvimento da campanha “Seu Troco Vale Muito” no objetivo de harmonizar as relações de consumo e conscientizar os fornecedores sobre o tema.
“Uma atividade educativa para informar aos consumidores que eles não são obrigados a aceitar troco em forma de produtos, e caso o fornecedor não tiver o valor exato para passar ao cliente, o valor do troco deve arredondado para baixo, nunca para cima”, destaca o diretor-geral do Procon/AC, Diego Rodrigues.
Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação entre o órgão e a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (ACISA) para ampliar as ações da campanha. “Além dos consumidores, os empresários também recebem orientações sobre os seus direitos, deveres e esclarecem demais dúvidas. Um trabalho que ganha o nosso apoio e já planejamos outras atividades conjuntas”, relata Pedro Silva, representante da Acisa.
Maria Bernadete foi uma das consumidoras que recebeu os folders e orientações verbais dos agentes fiscalizadores do Procon/AC. Ela aprovou a iniciativa e exemplificou uma caso. “Temos que ficar ciente de como agir em situações como essa questão do troco, pois eu mesma já tive receber chocolates e bombons por que não existiam moedas para me repassarem, e eu sem argumentação, tive que aceitar”, disse Bernadete.
As atividades da campanha “Seu Troco Vale Muito” seguem nesta quinta-feira, a partir das 16 horas no Via Verde Shopping. Em caso de dúvida à temática ou outro assunto de competência do Procon/AC, o consumidor pode entrar em contato pelo número 3223-7797, pela página no Facebook; Procon/AC ou se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão (OCA), no centro da capital.