recurso

Governo repassa R$ 76 mil para benfeitorias na aldeia dos Yawanawás

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET), repassou R$ 76.660 para a reforma do refeitório da Aldeia Sagrada – Nova Esperança, no alto Rio Gregório, em Tarauacá/AC.

O local é exclusivo para reunião, encontro e festas tradicionais, também celebração dos trabalhos espirituais, local de grande relevância por ter um significado na história dos Yawanawás.

Esse povo recebe pessoas de toda parte do mundo para os festivais e vivências, assim aquecendo a economia local e fortalecendo a valorização da cultura e das práticas tradicionais.

“Esse recurso é muito importante para nós. É também um incentivo para o etnoturismo. Temos um refeitório que já não atende mais a nossa demanda. Realizamos vivências todos os meses e um grande festival em outubro, essas atividades atraem mais de 1500 pessoas para a nossa aldeia, por ano”, reforça Charles Yawanawá.

Povo Yawanawá trabalha a valorização da cultura e das práticas tradicionais Foto: Diego Gurgel/Secom.

O secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa, reforça que esse dinheiro garante estrutura para as celebrações e encontros, melhorando também o atendimento ao turista.

“A Aldeia Sagrada funciona como um centro de cura espiritual. Recebe turistas do mundo inteiro para uma imersão na cultura indígena. O etnoturismo é muito forte no nosso Estado”, explica o secretário.

Informações das vivências no contato: 68 99239-8219