segurança

Polícia Civil capacita servidores para expansão do Pacificar

A Polícia Civil do Estado do Acre segue dando continuidade ao Plano de Expansão para a Política de Segurança Comunitária e Pacificação Social, por meio da promoção e difusão da cultura de paz praticada pelo Núcleo de Segurança Comunitária e Pacificação Social da Polícia Civil (Pacificar).

Além do município de Rio Branco, o Pacificar já está implantado nos municípios de Porto Acre, Senador Guiomard e Plácido de Castro.

Polícia Civil do Estado do Acre segue dando continuidade ao Plano de Expansão para a Política de Segurança Comunitária e Pacificação Social Foto: Cedida.

Na última semana, servidores lotados na Delegacia Geral do município de Feijó foram capacitados para gerenciar as atividades do Pacificar no município. A capacitação foi ministrada pela coordenadora do Pacificar, delegada Lúcia Jacoud, e se deu em parceria com a prefeitura municipal do referido município.

De acordo com o cronograma de expansão da instituição, o Pacificar será implantado já no mês de janeiro de 2022, numa demonstração clara de que os gestores estão comprometidos com as novas estratégias de segurança e com os desafios éticos de bem proteger a sociedade.

De acordo com o cronograma de expansão da instituição, o Pacificar será implantado já no mês de janeiro de 2022 Foto: Cedida.

Diante dos resultados alcançados desde a sua institucionalização, em agosto de 2015, com mais de 3.800 atendimentos realizados, e efetivados 2.919 acordos, o Pacificar atinge um percentual de 75,89% de sua meta.

Conforme já comprovado pelas estatísticas apresentadas, conclui- se que o Pacificar representa, além de um marco evolutivo na história da Polícia Civil do Estado do Acre, um proativismo por parte dos gestores que buscam prestar um serviço à sociedade, de forma preventiva e integrada à comunidade.

Na última semana, servidores lotados na Delegacia Geral do município de Feijó foram capacitados para gerenciar as atividades do Pacificar no município. Foto: Cedida.

Em uma nova concepção de segurança pública e consciência do seu papel na sociedade, a Polícia Civil cria meios, por meio do Pacificar, para uma maior integração com a comunidade na prestação de seus serviços e resposta satisfatória ao público atendido, mitigando o volume de processos encaminhados ao judiciário, tornando a segurança pública, efetivamente, direito e responsabilidade de todos, conforme preceituado no artigo 144, caput, da Constituição Federal do Brasil.