Fortes chuvas provocam novo aumento do nível do Rio Acre na capital

Às 9 horas, o nível do Rio Acre chegou a 16, 20 metros (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Às 9 horas, o nível do Rio Acre chegou a 16,20 metros (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O nível do Rio Acre, depois de uma semana apresentando sinal de vazante, voltou a subir na capital acreana. A elevação foi de 10 centímetros no período de três horas. Na medição das 6 da manhã desta quinta-feira, 12, o manancial apresentava 16,10 metros. Às 9 horas, o nível chegou a 16,20 metros.

Segundo Vera Reis, chefe de monitoramento da sala de situação instalada no Quartel do Corpo de Bombeiros, esse aumento no nível do rio já era esperado. “Esse pequeno repiquete já era esperado e acontece em função das fortes chuvas que caíram sobre a bacia hidrográfica do Rio Acre”, explica.

A previsão é de que o rio possa continuar subindo nas próximas horas, já que há muita água vinda das regiões de Xapuri, do Seringal Espalha e do Riozinho do Rola.

Vera Reis explica que, no momento, é arriscado fazer um prognóstico de quanto o nível do rio pode alcançar em Rio Branco, já que o manancial apresentava sinal de vazante contínua e estava absorvendo bem as chuvas. A sala de situação ainda realiza o levantamento da quantidade de chuvas desde a nascente até Rio Branco.

“Estamos esperando que as chuvas cessem, para que tenhamos uma ideia geral da quantidade de milímetros e possamos avaliar quanto o rio vai subir aqui na capital acreana”, destaca Vera Reis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter