Famílias contam como viviam antes de ir para a Cidade do Povo

FOTO 2
Com oito filhos, Maria já pensa na ampliação da casa nova, para o conforto da família (Foto: Kennedy Santos/Secom)

Antônia Pereira e Maria Antônia. Famílias diferentes com histórias semelhantes. Ambas sofreram durante anos com as cheias dos rios no Acre.

Antônia é mãe solteira de 10 filhos, mas, atualmente, apenas o mais novo mora com ela. Ex-moradora do bairro Baixada da Habitasa, em Rio Branco, foi removida da área de risco e levada para o aluguel social, enquanto sua casa era construída no empreendimento habitacional Cidade do Povo.

Maria Antônia tem oito filhos menores, e todos dividiam um pequeno espaço de uma casa alugada no Recanto dos Buritis. Antes disso, moravam no bairro Cidade Nova, e no período de enchente sua família era acolhida no abrigo montado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. Com a entrega da chave da unidade habitacional, a vida de Maria Antônia e de seus filhos mudou completamente.

FOTO 1
Antônia Pereira, que morava havia dois anos no aluguel social, agora vai se mudar para a casa própria (Foto: Kennedy Santos/Secom)

As duas se unem a mais 310 famílias que receberam, no último dia 29, a chave da caaa própria, a custo zero. As novas moradoras do maior empreendimento habitacional do estado receberam as chaves das casas das mãos do governador Tião Viana, em solenidade realizada para a entrega das 312 moradias que vão beneficiar 1,5 mil pessoas.

“Só de pensar que não vou mais passar aquele sufoco, com essas crianças, no parque de exposição, meu coração já bate forte. Agora, esse é o nosso lar definitivo”, relatou Maria Antônia.

Cidade do Povo

Segundo a Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), 10.220 pessoas já vivem no empreendimento. O novo bairro da capital acreana conta com escolas, delegacias e postos de segurança, unidades de saúde (inclusive uma Unidade de Pronto Atendimento [UPA]), e diversas áreas de lazer e comerciais. Ao todo, 10.518 moradias deverão ser construídas para receber mais de 50 mil pessoas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter