Estado publica decreto de alerta devido a chuvas e cheia dos rios no Acre

Foi publicado, em edição extra do Diário Oficial do Acre nesta sexta-feira (23), o decreto 11.413, que estabelece estado de alerta em decorrência das chuvas no Estado do Acre. A assinatura do documento pelo governador Gladson Cameli ocorreu na manhã de sexta, quando ele disse que a medida era uma forma de se antecipar e atender as famílias da melhor maneira possível.

Rio Acre chegou a 14,67 metros neste sábado, 24, e ações do governo estão voltadas para atender as pessoas. Foto: Alexandre Noronha/Sema

“Vamos tomar providências antes que o rio suba mais e desabrigue as pessoas. Não podemos politizar essa situação, pois estamos falando da vida das pessoas. Já acompanhamos de perto, dando o suporte e realizando ações em Assis Brasil, por exemplo”, afirmou o governador, em entrevista coletiva ainda na sexta.

O decreto de emergência reforça as ações já estabelecidas no plano de contingências, organiza o atendimento às famílias atingidas e também estabelece que o Estado receba recursos para o atendimentos dessas pessoas. O alerta tem vigência de 30 dias a contar da data da publicação.

“Considerando os prognósticos técnicos a respeito da precipitação pluviométrica para os próximos dias; e que a situação é um evento natural, de evolução gradual, e que as medidas emergenciais de amparo à população são necessárias, a fim de preservar o bem-estar da população e as atividades socioeconômicas, fica declarado estado de alerta em decorrência das chuvas no Estado do Acre”, aponta o documento.

A Secretaria de Estado de Governo deve coordenar a atuação específica dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta para o enfrentamento ao estado de alerta. Equipes multidisciplinares devem ser montadas para atender as demandas. “Cada órgão e entidade da administração pública direta e indireta do Estado do Acre deve indicar, mediante expediente do respectivo dirigente, um membro titular e um suplente, e seus números de telefones para contato”, pontua.

O trabalho voltado para atendimento às demandas do decreto não é remunerado. Também é estabelecido o papel de cada órgão, sendo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente responsável pelo monitoramento e alerta de dados, que devem fundamentar a tomada de decisões.

Bairros já estão sendo monitorados e equipes estão de prontidão para retirada das famílias. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Já a  Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos deve prestar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social, atuando junto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ao lado das equipes disciplinares.

“Os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Estado do Acre devem atender, prioritariamente, às demandas indicadas pela Secretaria de Estado de Governo para o enfrentamento ao estado de alerta de que trata este decreto, ficando autorizados a realizar as despesas necessárias para instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos, suporte logístico e demais medidas administrativas urgentes consideradas necessárias à manutenção ou ao restabelecimento da capacidade de resposta do poder público”, disse.

Os órgãos e entidades de que trata o caput devem disponibilizar veículos, equipamentos, maquinários diversos e insumos, sempre que necessários, e ter equipes de prontidão vinte e quatro horas por dia.

O governo do Acre  dispõe de um abrigo  no bairro Benfica para receber outras famílias que necessitem ser retiradas em decorrência da enchente do Rio Acre. Desde a quinta-feira, 22, o governo iniciou a retirada de famílias atingidas pela elevação do nível dos rios, principalmente no Alto Acre.

Alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta de chuvas intensas que vale a partir deste sábado, 24, até as 10h de domingo, 25. O aviso prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) informou que um sistema meteorológico conhecido como Alta da Bolívia, que atua em altos níveis da atmosfera a aproximadamente 12 km de altitude, está ativo e intenso no sul da Amazônia, favorecendo a convecção em toda a região.

No Acre, o sábado será de tempo instável e de muita chuva. A previsão é de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões acreanas. Há possibilidade de grandes acumulados de chuva em todas as regiões do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter