Campanha contra a leptospirose é lançada na capital

Na manhã desta quarta-feira, 30, a Humanização, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou a campanha de prevenção à leptospirose. A ação foi realizada no Senadinho, onde a Rádio Humanizar chamou a atenção de quem passava pelo local.

leptospiroseO chefe de Divisão de Endemias e Controle de Vetores da Semsa, Louro Ferreira, fala sobre a ação. “É importante promover essa campanha para que a população fique mais atenta a esse tipo de doença, que é grave e às vezes fatal”, lembrou.

Durante todo o dia, no Palácio das Secretarias, foram realizadas ações paralelas à campanha, como palestras voltadas à qualidade de vida e também testes rápidos para detectar hepatites do tipo B e C, sífilis e HIV. A ação atendeu aos servidores do Palácio das Secretarias e ao restante da população. Os testes foram realizados na Diretoria de Humanização, no período de 8 às 16 horas.

Não deixe a leptospirose pegar você

A população deve evitar o contato com a água e a lama das enchentes ou esgoto. Os pais e autoridades não devem permitir que as crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados com a urina de roedores.

Após as águas baixarem, é preciso retirar a lama e desinfetar o local. Em seguida, devem-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando-os com água sanitária.

O Ministério da Saúde alerta que é importante conhecer os sintomas da leptospirose para identificar os primeiros sinais e procurar atendimento médico adequado. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, especialmente na panturrilha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter