Após acordo, transporte dos imigrantes é retomado

Interrupção das viagens causa superlotação no abrigo (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Interrupção das viagens causa superlotação no abrigo (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Os ônibus que levam os imigrantes para o Sul e Sudeste do país voltaram a operar na sexta-feira e no sábado, 26 e 27. O retorno das viagens só foi possível depois de um acordo com a empresa de transporte, em que o governo se comprometeu pagar parte do débito contraído.

“Esse aumento de imigrantes no abrigo sempre acontece quando não podemos garantir as condições para que sigam viagem aos seus destinos. Com a falta de pagamento da empresa, cessaram as viagens por uma semana, mas agora, com o retorno dos ônibus, esperamos que a situação melhore”, ressaltou o secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Nilson Mourão.

Depois de uma semana sem transporte, o número de imigrantes aumentou consideravelmente, de 400 para 900 na sexta-feira, 26. Com a volta do transporte, houve uma redução para 728 do número total de imigrantes no abrigo.

Desde dezembro de 2010, mais de 30 mil imigrantes já passaram pelo Estado. A Sejudh está continuamente trabalhando com o acolhimento desses imigrantes e também de refugiados que chegam pelas fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter