Governo inaugura indústria de beneficiamento de borracha

Indústria beneficia milhares de famílias (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
Indústria beneficia milhares de famílias (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

Uma nova oportunidade para milhares de famílias que vivem da extração da borracha no Acre surge nesta segunda-feira, 29, depois que o governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, inauguraram a Indústria de Beneficiamento de Borracha em Sena Madureira.

“As pessoas que vivem da borracha vão poder triplicar sua renda mensal quando tiverem seu seringal de cultivo. Essa é uma indústria que beneficia o produto primário, gera valor agregado, gera emprego e cria uma oportunidade de uma balança de exportação para a economia do Acre cada vez maior. Quanto mais o Brasil produzir borracha, maior será o consumo. É uma grande oportunidade na boa utilização da floresta e do meio ambiente”, afirmou Tião Viana.

De acordo com Edvaldo Magalhães, o governo do Acre aplica R$ 7 milhões na indústria, mas o investimento total chega aos R$ 15 milhões, já que o empreendimento é feito em parceria público-privada.

“A partir de agora, fica descentralizado o processo de industrialização. Estamos trazendo para o Vale do Purus e Vale do Iaco uma indústria moderna. Igual a essa há apenas duas no Brasil. Esse empreendimento vai fomentar toda a cadeia extrativista da borracha e também os seringais de cultivo. A indústria alavanca a economia da borracha.”

Magalhães disse ainda que o empreendimento anima os produtores para continuar o programa de seringueiras plantadas, aumentar e dobrar a renda daqueles que estão na atividade extrativa porque a indústria surge para melhorar o preço do produto e fazer com que a região do Purus possa ser referência no Estado.

Nesta primeira etapa do empreendimento, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) estima que sejam beneficiadas 1.400 famílias. Hoje, informa a Seaprof, são produzidas cerca de oito toneladas por mês de borracha. Mas a estimativa é de que nos próximos dois anos é que a produção chegue a três milhões de toneladas por mês.

Manoel Monteiro, da Cooperacre, afirma que a produção deve beneficiar três mil famílias com proposta de ampliação. “Isso vai melhorar a renda porque a gente consegue pagar ao produtor um preço melhor pela borracha. O governo do Estado e o governo federal vêm apoiando muito o produtor de borracha com o subsídio, mas cada centavo que aumenta no bolso do produtor incentiva a produção”, comenta o representante da Cooperacre.

Uma oportunidade para o trabalho

Também participaram do ato o presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino; os deputados federais eleitos Raimundo Angelim e Leonardo de Brito e os deputados estaduais eleitos Lourival Marques, Heitor Junior e Jenilson Lopes.

Raimundo Angelim frisou que o empreendimento traz uma oportunidade de emprego para a juventude e renova as esperanças de quem vive do extrativismo.

Marcus Alexandre, presidente da Amac, disse que apostar numa cooperativa acreana é apostar no Estado e em seu potencial. “Isso é para toda história de Sena Madureira, de quem trabalha aqui. Muito mais do que olhar para o investimento, a cooperativa deve olhar para as pessoas, para os que trabalham”, concluiu.

Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira, agradeceu os investimentos que o município tem recebido na gestão de Tião Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter