Governo entrega 11 veículos para vigilâncias sanitárias do interior

Tião Viana destacou que os veículos serão usados principalmente nas ações de fiscalização das vigilâncias sanitárias (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana destacou que os veículos serão usados principalmente nas ações de fiscalização das vigilâncias sanitárias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana entregou na manhã desta segunda-feira, 29, numa solenidade em frente ao Palácio Rio Branco, 11 novos veículos para a vigilância sanitária de dez municípios de todo o Acre. O investimento foi de quase R$ 500 mil, oriundos do programa Amazônia Legal.

Os veículos irão atuar principalmente para diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse público.

Foram beneficiadas as vigilâncias sanitárias de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Assis Brasil, Plácido de Castro, Porto Acre, Xapuri e Tarauacá, e um veículo para a vigilância sanitária estadual. Segundo o governador Tião Viana, são viaturas que vão ajudar a fiscalizar e proteger quem trabalha na área de alimentos e de cuidados com a saúde, para que as pessoas adoeçam menos e tenham mais paz com suas famílias.

A coordenadora estadual de vigilância sanitária, Albertina Costa, conta que o Estado foi contemplado pelo Ministério da Saúde com a iniciativa, e os 10 municípios escolhidos atenderam aos critérios impostos. “São critérios dentro da produtividade do trabalho desenvolvido na cidade e no nível de estruturação de cada uma”, conta Albertina.

Já a secretária de Estado de Saúde, Suely Costa, lembra que as vigilâncias sanitárias hoje são descentralizadas e de esferas municipais, mas estão sendo estruturadas pelo Estado. “Estamos num sistema de fortalecimento com esses municípios para que eles possam desenvolver suas ações de maneira adequada. Além dos veículos, mais doze municípios estão recebendo sistemas multimídias”, relata.

Galeria de imagens