Acre é um dos quatro estados que mais avançaram na Escala Brasil Transparente

O resultado da 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) já está disponível no site da Controladoria Geral da União (CGU). Nesta edição, o Acre obteve a nota 9,3, sendo o quarto estado que mais avançou na transparência em 2016.

Os interessados podem acessar o portal do governo no seguinte endereço: http://transparencia.ac.gov.br

Como todos os estados do país, o Acre foi avaliado e ficou entre os quatro estados que mais avançou na transparência na 3ª edição da EBT, com um crescimento de +5,97 em comparação a 2ª edição. Somente três unidades da federação avançaram mais que o Acre: Mato Grosso, Amazonas e Sergipe.

A EBT é uma metodologia que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. Ela foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência. Fiscalização e Controladoria Geral da União para que possa exercer as suas competências.

A escala avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a partir da EBT, a CGU visa intensificar o monitoramento da transparência pública, gerando um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no que diz respeito ao direito de acesso a informação.

O controlador-geral do Estado do Acre (CGE/AC), Giordano Jordão, destaca que o fato do Acre ser o mais transparente é uma cobrança do governador Tião Viana. “Agora estamos trabalhando para atingirmos a nota máxima que é 10”, afirmou.

Acesso o portal de Transparência do governo do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter