Acre começa a exportar ração para peixe nas próximas semanas

Serão exportadas 10 mil sacas na próxima semana para Rondônia e Amazonas
Serão exportadas 10 mil sacas na próxima semana para Rondônia e Amazonas

Após reunião com o diretor da empresa Peixes da Amazônia S.A., Fábio Vaz, nesta segunda-feira, 20, o governador Tião Viana anunciou que, a partir das próximas semanas, o Acre começará a exportar a ração para peixes, produzida e industrializada na fábrica de ração do Complexo de Piscicultura. Os primeiros estados a comprarem o produto são Rondônia e Amazonas, que, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, irá exportar inicialmente 10 mil sacas. A estimativa é de que, até fim do ano, sejam exportadas até 10 mil toneladas.

O governador Tião Viana pontuou que a exportação representa mais um salto para o desenvolvimento do estado, que caminha para um futuro de prosperidade no setor industrial e econômico.

Com elevado nível tecnológico e industrial, a Peixes da Amazônia planeja avançar ainda na produção de ração para cães e equinos, cuja produção deverá ser exportada para o Mato Grosso. Com a consolidação deste mercado no Acre, estima-se que por mês serão exportadas aproximadamente de 32 mil sacas de ração de 25 quilos cada. É o que conta Fábio Vaz. “São mais de 800 toneladas de ração por mês, que estarão disponíveis nas lojas de empresas parceiras nos estado do Amazonas e Rondônia, primeiramente”, contou.

Fortalecimento econômico

Tião Viana pontuou que a exportação representa mais um salto para o desenvolvimento do estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana pontuou que a exportação representa mais um salto para o desenvolvimento do estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo Vaz, as relações comerciais entre os estados serão de suma importância para a economia do Acre, pois além de abastecer os produtores locais com ração de qualidade, o Acre estará exportando seu produto agregado: a ração. “Quando um produto primário passa pelo processo de industrialização ele agrega valor econômico à cadeia alimentar”, acrescentou.

Outra vantagem é que com a produção ampliada da ração no mercado, será possível tornar ainda mais vantajoso para o produtor, o preço do produto local, que favorece a engorda da produção. “Logo o produtor vai ter uma ração de qualidade a um preço baixo, e nós estaremos avançando na exportação, o que se torna um forte contribuinte para o avanço da economia”, acrescentou.

Vaz lembrou que a Peixes da Amazônia já possui todas as autorizações necessárias para prosseguir com os processos de exportação, como é o caso do Serviço de Inspeção Federal (SIF), liberado recentemente.

Piscicultura do Acre é referência na Região Norte

Somando mais de R$ 100 milhões em investimentos, o Complexo de Piscicultura do Acre é referência na Região Norte, e planeja ser o maior do Brasil composto por um centro de produção de alevinos, um frigorífico de alta tecnologia e a fábrica de ração. A piscicultura tem se fortalecido como uma das principais cadeias produtivas da economia no estado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter