A Organização em Centros de Atendimento (OCA), em resposta à solicitação da desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), promoveu nesta terça-feira, 25, e quarta, 26, em Rio Branco, um curso sobre política de atendimento ao cidadão, voltado aos servidores do órgão que atuarão no portal de atendimento da organização, que será inaugurado em breve.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/235d5b3e-77c4-4993-8087-ba16003f3126-e1719428231430-1024x738.jpg)
No primeiro dia do curso, a programação foi composta pela palestra ministrada pela diretora da OCA, Fran Brito, que abordou a política de atendimento e inclusão e a equidade no atendimento público, contemplando respeito à diversidade, empatia e inteligência emocional, fundamentais para garantir um atendimento justo e eficaz.
Dando continuidade à programação, a chefe da Divisão de Gestão da Qualidade, Sâmia Nogueira, abordou o tema da gestão da qualidade, em que foram detalhadas habilidades de organização e fluxos de atendimento. A seguir, o chefe da Divisão de Informação e Comunicação Social, Júnior Rodrigues, enfatizou a importância de se utilizar uma linguagem simples no atendimento aos cidadãos.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/6df6f456-343c-4833-aa3b-c1f0e774aee8-e1719428384111-1024x664.jpg)
Já a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas e Capacitações, Janaína Marques, realizou o encerramento do curso, abordando o tema da postura e comportamento nos diálogos com o cidadão.
Fran Brito afirmou que “é uma honra” fazer parte da qualificação dos servidores. “Ficamos felizes em poder contribuir com o aperfeiçoamento do atendimento do Poder Judiciário; esse investimento que se faz em capacitações sempre retorna para a sociedade com um serviço eficiente, respeitoso e humano”, destacou.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/c6b0b3fa-cf12-4a90-b96d-ef0da0d170a3-e1719428500728-1024x689.jpg)
Para o diretor de Gestão Estratégica do TJAC, Evandro Mesquita, a parceria foi essencial para o desenvolvimento dos servidores. “A OCA tem um atendimento de excelência e isso é inquestionável, por isso, assim que a demanda surgiu, logo pensamos em solicitar esse curso”, salientou.
A iniciativa proporcionou aos servidores a oportunidade de desenvolver novas competências, essenciais para lidar com diversas situações que podem surgir no desempenho de suas funções.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/016ab527-7224-4713-8a8e-bdce7749573f-e1719428598971-1024x746.jpg)
Para a servidora Socorro Oliveira, participar do curso foi fundamental para adquirir novos conhecimentos. “Participar de cursos assim é muito importante, principalmente para nós que trabalhamos com atendimento ao público. Precisamos sempre nos reciclar e aprender cada vez mais para poder oferecer o melhor atendimento à população”, enfatizou.