1ª Mostra do “Se Liga Aí” contará com 120 jovens multiplicadores

A saúde do Acre vai promover a 1ª mostra do programa “Se Liga Aí”, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Desenvolvimento Social.

O evento abrange os programas “Se Liga Aí”, “De Mãos Dadas Com a Escola” e a importância do uso da Caderneta de Saúde do Adolescente na Atenção Básica.

As secretarias envolvidas como o projeto estão fazendo uma mobilização para a participação dos jovens de todo o estado.

O “Se Liga Aí” possui atualmente 160 jovens multiplicadores ativos. Destes, 120 participarão da 1ª mostra, que também terá a participação de 40 profissionais de ações integrais que fazem parte do projeto.

Durante os três dias de programação serão apresentados os resultados alcançados durante os anos de 2016 e 2017, assim como os indicadores, de redução de gravidez na adolescência e indicadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Antônio Neto, coordenador do “Se Liga Aí”, fala das expectativas para a mostra. “Queremos aproveitar o evento para homologar uma política pública de saúde do adolescente de forma integral e também conseguir fazer com que se torne um programa de governo, e com isso possa ter recursos para o financiamento de mais jovens multiplicadores”.

Alguns jovens multiplicadores, mesmo após concluir o ensino médio, expressam o desejo em continuar contribuindo com o projeto.  Esse é o caso da estudante de direito, Jovina Freire, 16 anos, que mesmo após sair do município de Rodrigues Alves, local no qual participava ativamente nas palestras e debates nas escolas como jovem multiplicadora, continua contribuindo para o desenvolvimento do “Se Liga Aí”.

“O projeto foi fundamental na minha vida, por isso, mesmo estudando em Porto Velho, tento auxiliar o grupo, sempre me ligam e eu faço o possível para contribuir, e assim que chegar as férias retorno ao município para ajudar diretamente nas ações”, destaca Jovina.

A estudante participará da Mostra e conta está ansiosa para o evento. “Espero adquirir mais conhecimentos e também multiplicá-los e quem sabe ser até reconhecida por esse trabalho em outros lugares”, ressalta Jovina.

Desde sua criação, em 2014, o programa Se Liga Aí já capacitou 320 adolescentes, que recebem o nome de jovens multiplicadores, pertencentes aos dez municípios onde foi inserido o projeto, eles ajudam a reduzir os índices de gravidez na adolescência no estado. Do ano de implantação até 2017 houve uma redução de 4,5 mil para 3,5 mil casos de gravidez entre os jovens.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter