Mobilidade urbana é tema de maratona de programação digital

Para fomentar o empreendedorismo através de ideias inovadoras, cerca de setenta jovens participaram no último fim de semana do Startup Weekend, uma maratona de programação digital que teve com tema mobilidade urbana. Durante 54 horas, novas ideias surgiram com o objetivo de tornar a vida do cidadão ainda melhor, através da tecnologia.

O evento foi realizado na última sexta feira, 29, na Universidade Federal do Acre e deu voz a jovens empreendedores que tiveram a oportunidade de apresentar aos demais, suas ideias, e a partir daí trabalhar em grupo para desenvolver novas tecnologias.

Dentre as ideias inovadoras, o grupo do acadêmico Caio Santos, sugeriu a criação de um aplicativo que auxilia os clientes na hora das compras em supermercados.

“A ideia é que por meio do aplicativo os clientes busquem os melhores preços, os locais onde encontrar os produtos desejados para não perder tempo realizando a pesquisa, assim ele economiza tempo e dinheiro, isso por meio da simulação de compras pelo celular”, disse Caio.

Pra quem gosta de se divertir, interagir com os amigos, ouvir uma boa música e saborear a culinária acreana o grupo de Victor sugere a criação de um aplicativo de geolocalização que visa unir grupos do crescente mercado fitness.

“A proposta é criar um programa de rede social que visa unir grupos do mercado fitness e alimentar com informações relativas a locais onde podem ir, segurança e estrutura desses locais, marcar encontros. É um aplicativo de geolocalização que visa trazer mobilidade, conforto e praticidade pra esse grupo específico”, ressaltou o Analista de sistemas, Victor Furtado.

Foram 54 horas de maratona tecnológica para desenvolver um modelo de negócio tecnológico (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Durante três dias os participantes terão 54 horas para desenvolver o modelo de negócio tecnológico, no final do evento, três ideias serão premiadas e os ganhadores serão contemplados com a oportunidade de participar de eventos semelhantes a nível nacional.

“Eles têm um caminho a percorrer, desde a concepção e validação das ideias com acompanhamento de mentores para desenvolver os sistemas, os três finalistas serão contemplados com a participação no maior evento de tecnologia do Brasil, Campos Party e do maior evento de startup da  América Latina, o CASE, que acontece em São Paulo, além disso um curso de oratória”, destacou o diretor de modernização administrativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), André Gasparine.

Realização do evento

O evento é realizado pelo Aquiri Valley – Ecossistemas de Startup e Inovação do Acre, com apoio do Governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), prefeitura de  Rio Branco, por meio do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (ITEC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal do Acre (Ufac) e demais instituições parceiras.

Leia também: Com o tema Mobilidade Urbana, Startups weekend será realizada em Rio Branco

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter