de 31 de julho a 2 de agosto

1ª Mostra do “Se Liga Aí” contará com 120 jovens multiplicadores

A saúde do Acre vai promover a 1ª mostra do programa “Se Liga Aí”, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Desenvolvimento Social.

O evento abrange os programas “Se Liga Aí”, “De Mãos Dadas Com a Escola” e a importância do uso da Caderneta de Saúde do Adolescente na Atenção Básica.

As secretarias envolvidas como o projeto estão fazendo uma mobilização para a participação dos jovens de todo o estado.

O “Se Liga Aí” possui atualmente 160 jovens multiplicadores ativos. Destes, 120 participarão da 1ª mostra, que também terá a participação de 40 profissionais de ações integrais que fazem parte do projeto.

Durante os três dias de programação serão apresentados os resultados alcançados durante os anos de 2016 e 2017, assim como os indicadores, de redução de gravidez na adolescência e indicadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Antônio Neto, coordenador do “Se Liga Aí”, fala das expectativas para a mostra. “Queremos aproveitar o evento para homologar uma política pública de saúde do adolescente de forma integral e também conseguir fazer com que se torne um programa de governo, e com isso possa ter recursos para o financiamento de mais jovens multiplicadores”.

Alguns jovens multiplicadores, mesmo após concluir o ensino médio, expressam o desejo em continuar contribuindo com o projeto.  Esse é o caso da estudante de direito, Jovina Freire, 16 anos, que mesmo após sair do município de Rodrigues Alves, local no qual participava ativamente nas palestras e debates nas escolas como jovem multiplicadora, continua contribuindo para o desenvolvimento do “Se Liga Aí”.

“O projeto foi fundamental na minha vida, por isso, mesmo estudando em Porto Velho, tento auxiliar o grupo, sempre me ligam e eu faço o possível para contribuir, e assim que chegar as férias retorno ao município para ajudar diretamente nas ações”, destaca Jovina.

A estudante participará da Mostra e conta está ansiosa para o evento. “Espero adquirir mais conhecimentos e também multiplicá-los e quem sabe ser até reconhecida por esse trabalho em outros lugares”, ressalta Jovina.

Desde sua criação, em 2014, o programa Se Liga Aí já capacitou 320 adolescentes, que recebem o nome de jovens multiplicadores, pertencentes aos dez municípios onde foi inserido o projeto, eles ajudam a reduzir os índices de gravidez na adolescência no estado. Do ano de implantação até 2017 houve uma redução de 4,5 mil para 3,5 mil casos de gravidez entre os jovens.