Guia de Serviços Públicos do Acre facilita acesso às informações

O portal concentra informações sobre mais de 2.500 serviços públicos (Foto: Kennedy Santos/Secom)
O portal concentra informações sobre mais de 2.500 serviços públicos (Foto: Kennedy Santos/Secom)

Desenvolvido para atender a necessidade de acesso rápido e eficiente às informações públicas indispensáveis à confirmação de direitos, deveres e benefícios dos cidadãos, o Guia de Serviços Públicos do Acre é referência nacional.

O serviço virtual é uma política de Estado de democratização das informações públicas, desenvolvida pela Secretaria de Gestão Administrativa, por meio da Organização das Centrais de Atendimento (OCA).

Acessando o guia, o cidadão obtém informações importantes para a execução de serviços, como: documentação necessária, dados de cobrança, dias, horários, locais de atendimento, entre outros. Ao checar todos os dados, antes de sair de casa, as pessoas economizam tempo e dinheiro com deslocamentos.

Margareth Cavalcante, diretora-geral da OCA, explica que o serviço possibilita que o cidadão esteja no controle da qualidade da atuação pública. “O guia atende a política de transparência de informações, prevista na Constituição Federal. Nele, nós disponibilizamos todos os serviços e o passo-a-passo para sua realização”.

O portal concentra informações sobre mais de 2.500 serviços públicos, disponíveis em todo o estado. Além disso, os cidadãos também podem realizar procedimentos disponíveis pela internet, de diversos órgãos das esferas municipal, estadual ou federal.

Segundo a secretária de Gestão Administrativa, Sawana Carvalho, a ferramenta integra os serviços acreanos com o resto do país. “Um empresário que queira fazer uma transação, acessa o guia para saber quais os documentos necessários. Já recebemos visitas de gestores da Bahia, Minas Gerais e Peru para saber como funciona a nossa política de atendimento”.

Sua opinião

gui de serviçosAtualizado diariamente, o Guia de Serviços Públicos do Acre conta com a contribuição dos internautas. O espaço “Dúvidas Sobre o Serviço”, os cidadãos podem colaborar para a melhoria do portal, avaliando se ele está atendendo as necessidades.

O internauta pode ainda fazer elogios, reclamações e dar sugestões por meio da página da OCA/Rio Branco no facebook.

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