Conquistas na área da Saúde são lembradas por Tião Viana

Lidar com saúde pública é sempre um desafio. E foi em meio a empecilhos que se apresentaram ao longo de 2015 no cenário nacional, que o Acre obteve avanços na área. Em entrevista concedida à Rede Pública de Comunicação e Agência Notícias do Acre nesta semana, o governador Tião Viana relembrou algumas conquistas no primeiro ano de sua segunda gestão e frisou as dificuldades que ainda existem.

Segundo ele, ao passo que estados geograficamente maiores que o Acre fecharam unidades de saúde, aqui outras foram abertas, novas contratações por concurso público foram feitas e não faltaram recursos para medicamentos.

Acre zerou fila de exames de radioimagem depois do Into (Foto: Arquivo Secom)
Acre zerou fila de exames de radioimagem depois do Into (Foto: Arquivo Secom)

“Somos, inclusive, o estado que mais atende pacientes em tratamento de hepatite, que custa mais de R$ 40 mil por pessoa. Também somos o quarto estado do Brasil que mais realiza transplantes. Mesmo assim, ainda temos nossos problemas”, disse.

Em outubro de 2015, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre), com menos de três meses de inauguração, auxiliou o Estado a zerar a fila de exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada e raio-X existentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi o fim da demanda reprimida para exames de radioimagem no Acre, que antes do Into chegava a cinco mil pessoas. Mais de 22 mil exames já foram realizados.

Quando se fala em prevenção na saúde pública, a redução de 43% de mortes no trânsito na capital e 27% em todo o estado em apenas um ano também revelam avanços. Para Tião, muitos desafios ainda precisam ser superados.

“Um exemplo disso é que ao mesmo tempo em que nós fizemos 30.500 cirurgias de catarata, ainda temos pessoas que têm problemas de retina porque ainda há poucos médicos especialistas no Brasil. Nós queremos contratar, mas ninguém quer vir pra fazer o tratamento e cirurgias no Acre. Um grande desafio é trazer mais especialistas e consolidar uma estrutura melhor de fluxo de atendimento nos hospitais e regionais”, comenta Tião.

Objetivos para 2016

Um novo momento para a Saúde no estado está prestes a chegar com a inauguração de mais unidades. De acordo com Tião Viana, este ano será inaugurado integralmente o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) e a verticalização do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), além do Hospital Regional de Brasileia, das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) do Alto São Francisco e de Cruzeiro do Sul, da maternidade de Feijó e de novas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).

“Esse é o esforço de um governo que procura junto com o Ministério da Saúde fazer a sua parte”, concluiu Tião.

Leia também: Tião Viana ressalta principais projetos e os novos desafios para 2016

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter