Vila São Vicente ganha sistema de abastecimento de água

Moradores ficaram satisfeitos (Fotos: Flaviano Schneider)
Moradores ficaram satisfeitos (Fotos: Flaviano Schneider)

O Departamento de Água e Saneamento (Depasa), inaugurou neste sábado o sistema simplificado de abastecimento de água para os moradores da Vila São Vicente, situada à margem do Rio Gregório, município de Tarauacá (AC).

A água é captada de poço artesiano e atende 54 famílias por meio de uma rede de quase um quilômetro. O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, conta que, sempre que o governador Tião Viana passa pela BR-364, para na vila e ouve seus moradores. Uma das reivindicações feitas foi o do fornecimento de água de boa qualidade.

Francisco de Assis: “Água boa” (Foto: Flaviano Schneider

A Vila São Vicente deve sua estruturação toda ao governo do Estado: primeiro foi a organização comunitária, a abertura das ruas e a vinda do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR). Por último, houve a construção de um amplo galpão na beira do rio para atender ribeirinhos, que antes não tinham onde se alojar e colocar sua produção.

Por isso, a presidente da Associação Agroflorestal dos Pequenos Produtores da Vila São Vicente, Maria Aparecida Nunes, ressaltou em sua fala, no ato de inauguração, o quanto os moradores estavam satisfeitos com o empenho do governo: “Foi um sonho realizado; todo mundo desejava uma água saudável e agora temos”. Já um morador beneficiado, Francisco de Assis, assim se expressou: “Essa água boa vai melhorar a saúde da comunidade”.

Modelo

Sistema servirá de modelos para outras comunidades Foto: Flaviano Schneider)
Sistema servirá de modelos para outras comunidades (Foto: Flaviano Schneider)

Por intermédio de um programa financiado pelo Banco Mundial (Bird), o governo vai levar saneamento integrado para os quatro municípios de difícil acesso: Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa do Purus. Segundo Magalhães, o governo conseguiu incluir um subprograma para pequenos sistemas em comunidades nessas condições e o sistema da Vila São Vicente servirá de modelo a ser reproduzido.

“Para isso estamos aproveitando o que já temos de equipamento. Recuperamos o caminhão fura-poço que estava desativado e vamos utilizar o conhecimento de nossa equipe do Depasa, que é o maior patrimônio que temos”, ressaltou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest