Governador Tião Viana garante a execução das obras na Marinho Monte

Obras na Marinho Monte seguem em ritmo acelerado (Foto: Cedida)
Obras na Marinho Monte seguem em ritmo acelerado (Foto: Cedida)

O governador Tião Viana mais uma vez vistoria, nesta terça-feira, 10, as obras da Avenida Marinho Monte, em Brasileia. As intervenções, que seguem em ritmo acelerado, são fruto da determinação do governador.

Há algum tempo, um grupo de empresários de Brasileia, angustiado com a situação da avenida, fundou o movimento S.O.S. Marinho Monte e buscou ajuda do governador como último recurso, já que a recuperação da avenida é uma obrigação da prefeitura.

Tião Viana – que já havia tentando assumir a recuperação da avenida oito vezes junto à prefeitura, todas negadas – decidiu que a situação deveria ser resolvida de uma vez por todas, e assumiu esse papel.

Assim, o governo do Estado, que atendeu a reivindicação dos moradores, agilizou junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), o início das obras de uma das principais vias da cidade, onde estão os maiores comerciantes da região, e é parte da BR-317  dentro do município, além de ser porta de saída para a cidade de Assis Brasil e o Peru.

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre, Cristovam Moura, destacou que o governador Tião Viana, além de ter intermediado junto ao Dnit, auxiliou por meio do Deracre a elaboração dos projetos e execução das obras de urbanização.

Fruto de extensas agendas em Brasília, o governador Tião Viana anunciou no último dia 29 de abril, que o Ministério dos Transportes autorizou a liberação de recursos para as obras da BR-317 em Brasileia.

Os trabalhos na avenida ocorrem em duas etapas. Na primeira fase estão sendo executados os sete metros centrais.

“Esse serviço é o que está atualmente contemplado pelo contrato que o Dnit dispõe para atuar na BR-317 e que deverá ser concluído na próxima semana”, informou Moura.

A segunda etapa irá complementar o eixo integral da via, que abrange entre 12 e 14 metros de largura, além dos serviços de drenagem. A conclusão das obras está prevista para o fim da semana que vem.

Entenda o caso

Em fevereiro deste ano, o grupo S.O.S. Marinho Monte realizou um grande apelo ao governador para que o Estado interviesse na recuperação da avenida. Com o pedido prontamente atendido, ficou decidido que o Dnit e o governo do Acre realizariam a obra.

Desde então, foi realizado o serviço de nivelamento, para amenizar o grande desgaste da via, além dos estudos de topografia, engenharia e um inventário dos serviços feitos anteriormente pela prefeitura. O Deracre realizará ainda as calçadas, quando a pavimentação estiver concluída.

Devido aos obstáculos constantemente impostos pela prefeitura, os empresários buscaram reforço para garantir que a obra avance e cumpra seu objetivo único: beneficiar o município e a população. No começo de março, o governador Tião Viana havia recebido a visita do prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, que buscou um acordo preliminar pela recuperação da avenida.

Havia sido decidido que governo e Dnit recuperariam a Marinho Monte, enquanto Tião Viana auxiliaria o prefeito a recuperar os valores das emendas parlamentares que ele havia alocado para isso junto ao Tesouro Nacional, para poder aplicar os recursos em benefício de Brasileia em outros projetos. Ainda assim, o acordo não foi honrado pela prefeitura, que não procurou mais o governo.

Sendo a principal avenida da cidade, a Marinho Monte é uma parte da BR-317 dentro do município, além de corredor para a cidade de Assis Brasil e o Peru, reunindo os principais comerciantes locais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter