Inscrições para o Enem 2016 estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram abertas nesta segunda-feira, 9, e vão até o próximo dia 20. Para se inscrever é necessário acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e informar os dados pessoais.

No ato da inscrição o participante deve ter em mãos o CPF e o número do documento de identidade. Deve também informar um endereço de email e de telefone, para que o Inep mantenha contato. Por essa razão, só é possível fazer uma inscrição por email.

É também nesse momento que os candidatos que necessitam de algum atendimento específico ou especializado devem informar em campo próprio do sistema, a condição que motiva a solicitação do atendimento.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

Já o específico é voltado para gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas, aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado.

A taxa de inscrição custa R$ 68, e só é confirmada após o processamento do pagamento, que poderá ser feito até o dia 25 de maio. São isentos os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.  Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Provas

As provas deste ano serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A aplicação terá início às 13h30, horário oficial de Brasília, em todas as unidades da Federação.

Os sabatistas podem fazer o exame após o pôr do sol, porém precisam chegar ao local de provas no mesmo horário que os outros candidatos.

Os que farão as provas no Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deverão aguardar até as 19 horas, horário local, para iniciarem as provas do primeiro dia, sob pena de eliminação do exame.

Enem

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, conseguir bolsas em faculdades particulares, obter financiamento estudantil e comprovar a conclusão do ensino médio. Serve, ainda, como requisito para participar do programa Ciência sem Fronteiras.