Videoconferência discute ações preventivas para BR-364

A reunião propunha o nivelamento de informações entre as intuições (Foto: Cedida)
A reunião propunha o nivelamento de informações entre as intuições (Foto: Cedida)

Dando continuidade ao trabalho de prevenção aos possíveis cenários naturais nos períodos de chuva, a vice-governadora Nazaré Araújo participou na tarde desta quinta-feira, 22, na sala de reuniões da Casa Civil, de uma videoconferência com os órgãos nacional e estadual responsáveis pelo monitoramento das águas. A reunião propunha o nivelamento de informações entre as intuições.

Na ocasião, o governo do Estado apresentou o plano de contingência para possível cheia do Rio Madeira. A previsão para os próximos quinze dias é de chuva, contudo, fora de proporções alarmantes, como no ano passado. O monitoramento hidrológico e meteorológico do Rio Madeira está sendo feito três vezes ao dia, pela Defesa Civil Estadual.

“A partir das experiências vividas em 2014, este ano, nos antecipamos e criamos um plano que propõe medidas preventivas necessárias para assegurar o bem-estar da população nas mais diversas situações. Nós vivemos o inverno amazônico e, agora, com essa realidade de mudança climática é preciso que estejamos preparados para lidar com tais fenômenos”, destacou a vice-governadora, Nazaré Araújo.

Segundo o comandante da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todos os órgãos responsáveis pelo monitoramento das águas estão empenhados em manter o trafego da BR-364 em caso de cheia. “Estamos verificando a previsão de chuva nas cabeceiras dos rios e o acumulado para as últimas 24 horas, além da fiscalização diária da cota do Rio Madeira, no trecho de Abunã, para possíveis tomadas de decisões”, disse.

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, esclarece que a busca de alternativas e as ações preventivas evidenciam o trabalho ativo do Estado, cumprindo a responsabilidade com a segurança dos cidadãos.