Seap vai incentivar a agricultura comercial no Vale do Juruá

O secretário e a agrônoma Michelle observam a ação de formigas no pé de coco (Foto: Flaviano Schneider )
O secretário e a agrônoma Michelle observam a ação de formigas no pé de coco (Foto: Flaviano Schneider )

O secretário José Carlos Reis, da Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap), acompanhado do secretário-adjunto Fernando Melo e técnicos, está no Vale do Juruá para vistoriar a estrutura local da secretaria, o tipo de material, as máquinas e conversar com os servidores, motivando-os para que sejam alcançados os resultados planejados.

Segundo Reis, o interesse do governador Tião Viana é melhorar os processos produtivos na área de agricultura e pecuária. Neste contexto o Vale do Juruá é de total interesse, pois há muitos produtores eficazes e que podem ser incentivados para a agricultura comercial.

Reis e Fernando Melo na propriedade de Manoel Gomes (Foto: Flaviano Schneider)
Reis e Fernando Melo na propriedade de Manoel Gomes (Foto: Flaviano Schneider)

A equipe da Seap visitou exemplos de excelência, dois produtores que se somam à nascente classe média rural no estado. Em Mâncio Lima visitaram o produtor José Barbosa de Oliveira (conhecido como Marquinho) um dos mais importantes fornecedores de hortaliças para o mercado local.

Marquinho, no ano passado, montou uma estrutura adequada para produzir por meio da hidroponia o cultivo do tomate, pepino e alface com a técnica. Além disso, ele tem várias outras atividades: piscicultura, suinocultura, cultura de mamão, mandioca, melancia e granja. Seu próximo projeto é uma fábrica de ração que deve estar em funcionamento ainda neste ano.

Outro produtor visitado foi Manoel Gomes de França (Louro), na Vila Santa Rosa. Ele também tem várias atividades como piscicultura, cultura de macaxeira, produção de farinha e seu maior orgulho é ver os 760 pés de coco plantados há três anos e que já começam a soltar os primeiro cachos.

Agricultura comercial

O mamão é uma cultura que vai ser incentivada no Juruá (Foto: Flaviano Schneider)
O mamão é uma cultura que vai ser incentivada no Juruá (Foto: Flaviano Schneider)

Segundo o secretário Reis, a Seap vai investir na agricultura comercial, aquela que vai trazer renda para o produtor. “A Seap vem com este papel de cadeias definidas para desenvolver: café, banana, bacia leiteira, toda a cadeia da mandioca e o mamão”.

A secretaria, segundo Reis, contratou um mecânico para fazer pequenos consertos nas máquinas e algumas serão removidas para Rio Branco. “Fizemos um galpão onde vão acontecer os consertos e a manutenção preventiva” – disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter