Há muito tempo o conceito de saúde deixou de ser simplesmente a ausência de doença ou enfermidade. E os princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) que definem saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social também fazem parte da atual gestão quando o assunto é humanização.
E foi assim, com muita brincadeira, entrega de lembrancinhas e diversão que o Dia das Crianças foi marcado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, popularmente conhecida como UPA da Sobral, na manhã desta segunda-feira, 12. A ação é fruto da iniciativa dos próprios servidores da unidade, que deixaram jalecos e uniformes de lado para levar alegria à criançada vestidos com camisas de super-heróis.
O medo de estar em uma unidade de saúde e das temidas injeções foi substituído pela alegria de ouvir histórias infantis, brincar com os personagens dos contos de fadas e super-heróis improvisados pelos servidores, rir com as brincadeiras e saborear deliciosas guloseimas, como explica a diretora da UPA da Sobral, Michela Lemos.
“Estou orgulhosa e emocionada com toda a equipe, que literalmente vestiu a camisa para oferecer um acolhimento humanizado e qualificado aos pequenos que se encontram hoje aqui. Saúde também se exerce com amor e é com esse sentimento que procuramos atender quem nos procura”, destaca.
Enquanto aguardavam ou recebiam atendimento, as crianças puderam participar do teatro de fantoches com pipoca, cachorro-quente e suco, colorir desenhos e ainda receber pintura facial. Além disso, os colaboradores da unidade arrecadaram lembrancinhas, que foram entregues durante as atividades.
O evento foi organizado pelos profissionais da unidade e contou com a parceria de voluntários e acadêmicos do curso de Odontologia da Uninorte, que auxiliaram nas brincadeiras.