Redes públicas de ensino promovem campanha contra evasão escolar

Para combater a evasão escolar neste período de crise sanitária, as redes públicas de ensino de  todo o país, em parceria com Rede Globo de televisão, Fundação Roberto Marinho e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), mobilizaram a campanha “Não desista do seu futuro”, que tem como principal objetivo melhorar a frequência escolar.

A campanha foi lançada neste domingo, 11, na programação do programa Fantástico da Rede Globo, com a divulgação de um clipe com a música “Não abandone o seu futuro”, interpretada pelos cantores Carlinhos Brown e Lexa, em parceria com a gravadora Som Livre.

No decorrer da semana o tema da campanha será veiculado em canais de televisão como GNT, Multishow e, também, fará parte de uma edição especial no programa Encontro, com Fátima Bernardes, na quinta-Feira, 15, em homenagem ao Dia dos Professores.

Campanha foi lançada neste domingo, 11, no programa do Fantástico da Rede Globo Foto: divulgação

No Acre, a Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esportes (SEE), em conjunto com as equipes gestoras, realizam uma ação de busca ativa e resgate de alunos que se evadiram das escolas e abandonaram o processo de ensino-aprendizagem, realizado desde então no formato de ensino remoto.

De acordo com a diretora de Ensino, Denise dos Santos, a SEE realiza capacitações com os docentes para instruir nas medidas de combate ao abandono das escolas, bem como a distribuição de materiais impressos aos estudantes. “Essas ações de busca ativa dos estudantes é um trabalho que deve ser realizado em conjunto com unidades de ensino, com a Secretaria de Educação e, principalmente, com as famílias dos alunos que precisam participar ativamente das atividades avaliativas”, salientou a diretora.

Segundo uma pesquisa feita pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), 30% de 33 mil dos jovens entrevistados pensa em desistir do ano letivo. Já os que planejam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cerca de 49% já pensaram em desistir.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter