União estabelece repasse de mais de R$ 5 milhões ao Acre

O Acre vai receber 5,107 milhões, segundo portaria publicada na manhã desta segunda-feira, 31, no Diário Oficial da União. A transferência prevê mais agilidade nas ações de Defesa Civil, haja vista que o estado se mantém em situação de emergência desde a enchente histórica do Rio Madeira, na fronteira com Rondônia. O recurso foi disponibilizado por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Há quase dois meses, a cheia do Madeira comprometeu o tráfego pela BR-364, único acesso via terrestre do Acre ao restante do país. Para assegurar o abastecimento de alimentos e bens de consumo à população acreana, o governo do estado tem buscado alternativas de foco imediato e preventivo.

O repasse é destinado à execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. “Esses valores são uma resposta da Defesa Civil Nacional, tendo em vista a necessidade que o Estado tem para a adoção de medidas de forma a garantir o abastecimento da população. É relativo ao fretamento de aeronaves, utilização de equipamentos pesados e recursos necessários nos pontos mais críticos da rodovia”, explicou a subchefe da Casa Civil Nazareth Araújo.

Na última medição realizada às 15 horas de hoje, 31, o Rio Madeira registra a marca de 19,69 metros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter