Tião Viana recebe diretor de fundação catarinense de tecnologia e inovação

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta segunda-feira, 31, o diretor executivo da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). A conversa foi acompanhada pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Marcelo Minghelli, e teve o objetivo de discutir as novas soluções para o crescimento empresarial do Acre, com a apresentação de um modelo de incubação de empresas de base tecnológica.

Foram apresentados novos modelos de crescimento tecnológico para as empresas acreanas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Foram apresentados novos modelos de crescimento tecnológico para as empresas acreanas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Fundação Certi é uma instituição privada que atua em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e auxilia empresas no campo da pesquisa tecnológica. Leandro Carioni, diretor executivo, disse que o Acre tem um grande potencial, daí a necessidade de adequação das empresas em um novo modelo. “A Certi atua no campo de incubação de empresas desde 1986. Nosso objetivo é criar novas empresas a partir da vocação local e fazer com que elas cresçam junto com o estado”, afirmou.

Marcelo Minguelli destacou a futura parceria do governo do Estado com a fundação, que deve auxiliar no desenvolvimento do cenário tecnológico Acre. “Hoje nós pudemos conhecer a metodologia utilizada pelo estado de Santa Catarina para estabelecer o empreendedorismo inovador. A intenção da nossa parceria é estabelecer um processo que deve aumentar o dinamismo econômico do Acre”, afirmou.

No estado, muitos projetos ligados à área tecnológica são subsidiados pela Sect e Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), por meio de convênios com instituições federais. Nesta etapa, o governo do estado deverá estabelecer convênio com a Universidade Federal do Acre (Ufac) para a realização das atividades.

Tião Viana se mostrou disposto a apoiar a iniciativa e lembrou que atitudes como essa devem contribuir para o crescimento da atividade tecnológica e do parque industrial acreano. “O nosso estado cresce de maneira muito rápida. É preciso que os nossos pesquisadores acompanhem esse crescimento também”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter