Governo articula nova forma de levar haitianos para outros estados

O embarque do primeiro grupo, com 44 haitianos, está marcado para esta noite (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Embarque do primeiro grupo, com 44 haitianos, está marcado para esta noite (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Com a cheia do Rio Madeira, o fluxo de haitianos que saem do Acre via transporte terrestre com destino a estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, tornou-se inviável. Com isso, a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) articulou a ida dessas pessoas utilizando os voos fretados para trazer mantimentos ao estado.

Os haitianos que estão retidos em Brasileia começam a ser transportados, por meio aéreo, a partir desta segunda-feira, 31, até a cidade de Porto Velho (RO), de onde darão continuidade a sua viagem às demais regiões do país, utilizando o transporte terrestre de Rondônia.

O embarque do primeiro grupo, com 44 haitianos, está marcado para esta noite. Essa viagem será um teste para o funcionamento do transporte de fluxo dos cerca de 2,6 mil haitianos que estão concentrados no Estado.

“O esforço que o Acre está fazendo é por respeitarmos a questão humanitária. Brasileia não tem estrutura para cuidar dessas pessoas, precisamos nos unir para resolver essa problemática”, disse o governador Tião Viana.

Uma equipe da Seds estará em Porto Velho para auxiliar na chegada no aeroporto e embarque na rodoviária. Depois dessa viagem, se tudo ocorrer bem, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que está à disposição do serviço de ajuda ao Estado, também poderá ser usado nesse transporte.

“Nossa intenção é aliviar a quantidade de pessoas que estão em Brasileia, e assim poder melhorar o fluxo do atendimento ao encaminhamento delas para os estados em que desejam ir”, disse Antônio Torres, secretario da Seds.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter