Ufac e Estado realizam 1º Congresso de Pesquisa do Acre

Autoridades e pesquisadores da Ufac e do Estado estiveram presentes no evento (Foto: Andrey Santana)
Autoridades e pesquisadores da Ufac e do Estado estiveram presentes ao evento (Foto: Andrey Santana)

Na noite de quarta-feira, 1, foi feita a abertura do 1º Congresso de Pesquisa do Estado do Acre. O evento foi no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), e além da comunidade acadêmica também estiveram presentes representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa no Acre (Fapac) e das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Segurança Pública (Sesp). O evento termina nesta sexta-feira, 3.

Mais de 780 trabalhos de pesquisa científica serão apresentados ao longo de toda a programação, dos quais 108 são de bolsistas da Fapac. “É importante porque ele permite a socialização de tantas coisas boas que estão sendo feitas na universidade. Nosso objetivo com a Fapac e a Sect é trabalharmos juntos, pois não há investimento maior que não seja por meio da ciência e da tecnologia”, disse o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

Simultaneamente ao congresso, é realizado também o 24º Seminário de Iniciação Científica da Ufac, e pela primeira vez a Segurança Pública terá trabalhos dentro do circuito. Violência no ambiente escolar e ascensão profissional da mulher na Polícia Militar são alguns dos temas abordados pelas pesquisas.

“A Ufac está abrindo os braços para a Segurança, e isso para nós é bastante significativo. Precisamos buscar as causas da criminalidade, e nesse sentido já temos um protocolo estabelecido com a universidade para que tenhamos daqui a pouco um curso de pós-graduação qualificando 40 policiais”, destacou o secretário da pasta, Emlyson Farias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter