Agentes e professores participam de formação em Porto Walter

A formação é uma espécie de aula demonstrativa do que os alunos farão em sala (Foto: Elynalia Lima)
A formação é uma espécie de aula demonstrativa do que os alunos farão em sala (Foto: Elynalia Lima)

Professores do ensino médio do Programa Asas da Florestania participaram da formação realizada pela equipe da coordenação de ensino rural da Secretaria de Estado de Educação (SEE), na cidade de Porto Walter. Agentes de educação do Asinhas, como é conhecida a modalidade do programa que alfabetiza crianças de 4 e 5 anos, também participaram do treinamento.

A formação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Borges da Costa, nos dias 1 e 2 de julho. “As experiências são as melhores. A socialização também, assim como a participação e o envolvimento dos alunos. A gente se desenvolve junto, ensina e aprende junto com o aluno”, explicou Graça Souza, professora de matemática.

Erison Matos da Silva está concluindo o ensino médio na Comunidade Besouro (Foto: Elynalia Lima)
Erison Matos da Silva está concluindo o ensino médio na Comunidade Besouro (Foto: Elynalia Lima)

Criado em 2005 para garantir a continuidade do ensino fundamental em comunidades rurais de difícil acesso, o programa Asas da Florestania hoje atende alunos do ensino médio e da educação infantil. “Tenho três alunos que hoje estão levando o conhecimento do Asas na própria comunidade,” ressaltou Carlos Costa, pedagogo.

Um dos alunos participou da formação na sala ao lado. Erison Matos da Silva está concluindo o ensino médio na Comunidade Besouro. Quando era criança, não teve oportunidade de estudar no período correspondente à idade. Agora o agente trabalha para fazer com que outras crianças não enfrentem as mesmas dificuldades. “Quero transmitir o melhor para as crianças. Espero que elas aprendam, sem os problemas que infelizmente passei ”, destacou.

Após a formação, os agentes e professores voltam às comunidades com novas atividades para os alunos. Em cada cidade onde o Asas da Florestania atua, ficam disponíveis supervisores que realizam a formação continuada e encontros pedagógicos que servem como suporte para quem está tão distante da capital.

Esses kits foram adquiridos recentemente e serão levados para as comunidades (Foto: Elynalia Lima)
Kits foram adquiridos recentemente e serão levados para as comunidades (Foto: Elynalia Lima)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter