Assistência técnica é alternativa para evitar queimadas e desmatamento

Assistência técnica têm levado alternativas para os produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Assistência técnica tem levado métodos diferenciados para os produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governo do Estado do Acre tem como prioridade em suas ações, nesta época de verão amazônico, evitar o aumento das queimadas e do desmatamento no período caracterizado pela ausência de chuvas na região.

Para conseguir esse objetivo, são varias iniciativas, que vão desde a educação ambiental até o uso da tecnologia de monitoramento via satélite dos locais que apresentam maior quantidade de focos de calor.

Uma das estratégias encontradas é fortalecer a assistência técnica e a extensão rural aos produtores acreanos. Com a contração dos técnicos aprovados no último processo seletivo realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), os municípios do Acre terão um reforço na área da produção.

Capixaba, distante 77 quilômetros de Rio Branco, pela BR-317, é um bom exemplo dos benefícios que a contratação dos novos profissionais vai gerar para a agricultura familiar. Uma parcela superior a 70% dos mais de 10 mil moradores vivem na zona rural e têm como meio de sobrevivência a produção agrícola.

Agrônoma Edna Maia e a zootecnista Letícia Paula Souza são nascidas em Capixaba e foram aprovadas no concurso público da Emater (Foto: Leônidas Badaró)
Edna Maia e Letícia Paula Souza são de Capixaba e foram aprovadas no concurso público da Emater (Foto: Leônidas Badaró)

São 13 novos profissionais para atuar apenas no município. A intenção é trabalhar nas comunidades de forma multidisciplinar. Por isso, entre os contratados, existem engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, técnicos agroflorestais, zootecnista, assistente social e engenheiro florestal.

“A expectativa é muito boa. Estávamos esperando esse concurso. Agora é visitar as comunidades e começar a trabalhar para aumentar a produção rural aqui de Capixaba”, destaca Edna Maia, engenheira agrônoma recém-contratada.

Outro fator interessante entre os profissionais aprovados para o município é que quase todos são nascidos em Capixaba. Muitos são filhos de produtores rurais. Letícia Paula Souza, zootecnista, é um exemplo. Ela fala da ansiedade em começar a trabalhar e ajudar a produção agrícola na região. “Quero me agregar aos produtores rurais para melhorar a agricultura e a pecuária de Capixaba. Vamos tentar auxiliá-los com as melhores técnicas de produção”, afirma.

Estratégias contra o desmatamento e as queimadas

Além do trabalho técnico em campo, os novos contratados também vão ajudar na elaboração de projetos e financiamentos para melhorar as condições de produção dos produtores familiares.

Idésio Franke, diretor-presidente da Emater, afirma que as condições para aumentar a produção sem recorrer ao fogo e ao desmate são excelentes. “Capixaba tem as melhores terras agricultáveis do Acre. Com o suporte técnico e o apoio na elaboração do projeto, podemos alavancar a produção rural do município, respeitando o meio ambiente”, explica.

Parte da equipe aprovada para prestar assistência técnica e extensão rural aos produtores de Capixaba (Foto: Leônidas Badaró)
Parte da equipe aprovada para prestar assistência técnica e extensão rural aos produtores de Capixaba (Foto: Leônidas Badaró)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter