O governador Tião Viana recebeu na manhã desta segunda-feira, 2, o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, que apresentou o projeto da universidade para os próximos 20 anos, voltado principalmente à interiorização da instituição. Tião Viana lembrou que o governo do Estado faz questão de manter a parceria com a universidade e revelou orgulho por todo o trabalho desenvolvido.
Segundo o reitor, a ideia da interiorização é que novos campi atendam as demandas de todo o estado, concretizando o sonho de que jovens não precisem sair mais de casa para concluir o nível superior. “O governo sempre foi um grande parceiro da Ufac. E esse é um plano discutido amplamente com o governo e a comunidade, a partir de audiências públicas na capital e no interior, para saber o que as pessoas pensam e desejam da universidade”, conta Minoru.
O campus de Brasileia deve ser inaugurado em abril. Haverá quatro cursos iniciais, atendendo principalmente às demandas da região. São elas: engenharia agrícola, engenharia da pesca, engenharia de alimentos e ciências biológicas. Junto ao Ministério da Educação, está sendo orquestrada a contratação dos novos professores.
Para o futuro próximo serão articulados os campi de Feijó/Tarauacá e Sena Madureira, que junto ao de Rio Branco e Cruzeiro do Sul farão com que a universidade passe a contemplar todo o Acre.