Vigilância em Saúde do Estado auxilia municípios no período pós-enchente

Vigilância em Saúde orientará sobre os cuidados com água, alimentos e limpeza das casas (Foto: Álefe Souza)
Vigilância em Saúde orientará sobre os cuidados com água, alimentos e limpeza das casas (Foto: Álefe Souza)

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) se reuniu nesta segunda-feira, 2, para definir o trabalho a ser desenvolvido nos municípios atingidos pela cheia do Rio Acre, para orientar e auxiliar a população sobre os cuidados pós-enchente, quando algumas famílias já começam a retornar para suas residências.

Na última quarta-feira, 25, uma equipe da Vigilância Sanitária Estadual esteve em Brasileia, e nesta segunda-feira, 2, sete técnicos do Departamento devem ir a Brasileia, Xapuri, Tarauacá e Feijó.

O objetivo é ajudar a população quanto ao uso correto do kit de limpeza, utilizado para desinfecção de casas, caixas e depósitos de água; cuidados a serem tomados com a manipulação e armazenamento dos alimentos, além de instruir sobre os cuidados para prevenir doenças comuns nessa época, como leptospirose e hepatites, e acidentes com animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, por exemplo.

“É muito importante esse trabalho conjunto entre Estado e municípios para orientar a população e verificar as condições dos alimentos, principalmente os oferecidos nos estabelecimentos comerciais”, explicou a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Sesacre, Thayna Holanda.

Já em Rio Branco, a vigilância em saúde estará nos abrigos montados pelo governo e prefeitura para realizar ações de orientação e prevenção, quanto ao consumo de água e alimentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter