Turismo acreano é uma das maiores atrações da Expoacre 2011

Mais de 30 mil pessoas visitaram o estande durante a feira

mais_de_30_mil_pessoas_passaram_pela_tenda-bolha.jpg
ornamentao_com_plantas_naturais.jpg
consul_do_peru_no_acre_jesus_carranza_conhecendo_a_tenda-bolha1.jpg

Vídeos, roteiros turísticos, palestras, rodadas de negócio até mesmo caminhada na floresta. Esses foram alguns dos atrativos encontrados no estande da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) montado na Expoacre 2011 (Foto: Diego Gurgel)

Vídeos, roteiros turísticos, palestras, rodadas de negócio e até caminhada na floresta. Esses foram alguns dos atrativos encontrados no estande da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) montado na Expoacre 2011.

Ao fim da feira, estima-se que mais de 30 mil pessoas passaram pelo espaço para conhecer os Caminhos de Chico Mendes, as aldeias e Biodiversidade, o Pacífico e a revolução, passando pelo Mercado Velho em Rio Branco, tornando-se um dos estandes mais visitados. Tudo isso montado numa tenda-bolha climatizada e equipada com projeções em seu interior, que foi todo ornamentado com troncos, vegetação rasteira e árvores de verdade, com os sons da floresta amazônica, índios caminhando nas trilhas, e a imponente Cachoeira do Ar-Condicionado, que derramava água assim como na verdadeira, situada na Serra do Divisor.

Segundo Jaqueson Queiroga, da Setul, era quase automática a entrada dos visitantes no lugar, pois havia um design muito interessante e chamava muito atenção pelas cores e luminosidade variada. “Fizemos uma contagem diária, e devido ao fluxo intenso de pessoas circulando no seu interior, calculamos que mais de 30 mil pessoas visitaram a tenda-bolha. O visitante que entrava no parque automaticamente entrava na tenda”, disse Queiroga.

Além de uma vitrina interativa dos roteiros e destinos acreanos, o estande da Setul era também um balcão de vendas, pois várias empresas de viagens e operadoras de turismo estiveram ali, surpreendendo o visitante e mostrando as novidades disponíveis para o consumidor, como pacotes de viagens, viagens de negócios, turismo estético na Bolívia, turismo de aventura no Peru, viagens com destino a Cusco, Lima e até Caracas, na Venezuela, tudo partindo diretamente de Rio Branco.

O estande da Setul não configurou um simples balcão institucional para que o visitante conhecesse a secretaria, mas também um oportunidade de negócios e de informação. Durante todos os dias da feira, aconteceram várias atividades no auditório, como palestras, rodadas de negócio e apresentações de profissionais da área de turismo, ecoturismo e turismo de aventura, e operadores de turismo que puderam compartilhar experiências e apresentar resultados ao longo dos anos.

Alguns desses profissionais presentes foram Álvaro Ornellas, do Instituto Marca Brasil. Para atuar nas capacitações do projeto, 65 Destinos Indutores do Ministério do Turismo, Gustavo Timo, Coordenador Geral da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), e Javier Alperte, que falou da importância de o Estado do Acre ter sido o primeiro no país a se preocupar com o monitoramento, planejamento e gestão dos roteiros turísticos através do Invtur, plataforma de gerencia este processo.

O evento que marcou todos os dias da feira foi o lançamento do programa de promoção turística “Tá na hora de conhecer o Acre”, no qual a Secretária Ilmara Lima, mostrou aos convidados a importância de ser um dos destinos procurados no restante do país, nos posicionando competitivamente no mercado turístico.

“Com certeza este programa mostra ao cidadão acreano e ao visitante do restante do país e do mundo, que nós somos uma referência na preservação ambiental, e temos uma identidade própria, além de sermos ricos de natureza exuberante e de um povo acolhedor. Tá na hora de conhecer o Acre” completou a Secretária com o slogan da campanha ao final da apresentação do vídeo promocional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter