Tião Viana participa de encontro com empresários na Suíça italiana

Governador apresentou práticas desenvolvidas pelo Acre  (Foto: Rose Farias/Secom)
Governador apresentou a política sustentável desenvolvida pelo Acre (Foto: Rose Farias/Secom)

O governador Tião Viana participou de um encontro na sede da Região Insubrica, cidade de Mezzana, na Suíça italiana cumprindo uma das ações de sua agenda na Itália, que tem como objetivo apresentar as políticas que vem sendo desenvolvidas no Acre, e com isso, buscar o incremento e a prospecção para futuros negócios com empresas e industrias italianas. A reunião ocorreu na sexta-feira, 4.

A delegação foi convidada pela presidente da Região Insubrica e Provincia de Como, Maria Rita Livio e o secretário e chanceler do Cantone Ticino, Giampiero Giannela. Participaram desta reunião o deputado federal César Messias, o presidente do Sebrae-Acre, Mâncio Cordeiro, secretários de governo e empresários do Acre.

Empresários da indústria de cosméticos estão inteeressados em investimentos  e parcerias de negócios com o Acre (Foto: Rose Farias/Secom)
Empresários da indústria de cosméticos estão inteeressados em investimentos e parcerias de negócios com o Acre (Foto: Rose Farias/Secom)

Durante o encontro Tião Viana apresentou aos empresários, representantes de instituições e indústrias, a política que vem sendo desenvolvida no Acre, que tem como marco a sustentabilidade, com a valorização da floresta e o incremento aos empreendimentos que unem o público, privado e comunitário.

Para a presidente da Região Insubrica, Maria Rita Livio, o primeiro contato com o Acre, tem como motivação o fato do Estado possuir uma riqueza de produtos naturais e que precisa ser difundido pela forma como vem sendo implementada sua política de desenvolvimento econômico e industrial.

“O Acre é um estado muito rico em produtos, principalmente na área de alimentação, São produtos que podem ser utilizados de forma industrial, mas que o governo tem buscado um modelo que é muito importante a ser seguido, onde são processados de forma sustentável. Esse é um tema central, não somente da Expo Milão, mas que deve ser seguido por todos, e que se encaixa na forma de respeitar o meio ambiente e os recursos naturais”, disse.

Tião Viana ressaltou que o mundo vive, atualmente, uma preocupação real com o aquecimento global, com a conservação e novas práticas de desenvolvimento e, certamente, dentro desse processo é preciso entender a Amazônia.

“Tivemos muito êxito em algumas cooperações com a Itália, como a do Politécnico de Milão, que já operacionalizou o intercâmbio de formação e tecnologia de vários jovens, para alcançarmos daqui a trinta anos o padrão do politécnico. É importante dizer tem que desenvolver, conservar e assegurar a qualidade de vida para nosso povo, nós fizemos a opção da diversificação da base econômica com o bom uso dos recursos naturais florestais. Estamos desenvolvendo cadeias de ovinos, bovinos, piscicultura, mel, frutas e o uso inteligente da madeira, para a cadeia da indústria e o mercado que nos valorize por isso, o que importa para nós é que cada atividade tenha boas práticas”, disse o governador.

No encontro, empresários da indústria de cosméticos mostraram interesse em visitar o Acre e conhecer o modelo de desenvolvimento que vem sendo implementado, para futuras parcerias.

Na reunião também foi entregue o catálogo Acre, made in Amazônia, sobre as cadeias produtivas, que trata da política e do que o estado pode oferecer para outros países no sentido de prospectar negócios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter